2013/12/30

Android também quer dominar os automóveis


As guerras entre iOS e Android não se limitam aos smartphones e tablets, e nem sequer ao controlo dos televisores nas nossas salas de estar - agora essa batalha vai também acontecer pelo domínio dos painéis nos nossos automóveis.

O Google e a Audi deverão revelar em breve que estão a trabalhar numa parceria para levar o Android aos automóveis, e que deverá servir de contra-ataque à iniciativa que a Apple revelou de fazer o mesmo com o seu iOS - com a introdução de um botão para aceder à Siri (que contará com o apoio de marcas como a Daimler, BMW, Honda, e GM.)

Mesmo sabendo que o panorama dos sistemas actuais nos automóveis é profundamente desolador (preços exorbitantes cobrados por sistemas que num par de anos ficarão obsoletos - e que muitas vezes nunca serão actualizados) e que seria bem mais proveitoso usar-se um sistema mais dinâmico que pudesse tirar partido das melhorias dos equipamentos mobile que fossemos usando... a verdade é que apostar em sistemas "fechados" não me parece a melhor solução; sejam eles Android ou iOS.

A questão é que, como já ficou mais que demonstrado, bastam dois ou três anos para que o panorama tecnológico possa mudar completamente. Isto para não falar de que alguém que hoje seja grande fã de um iPhone/Android e compre um automóvel adequado para esse sistema... fique numa situação complicada quando um ou dois anos depois decidir optar por outro equipamento de outra plataforma.

... E por outro lado, já estão a imaginar o que será aturar guerras de fanboys que para o seu próximo veículo só colocam em cima da mesa de opções os modelos que apoiaram o seu sistema mobile preferido? Será que vamos chegar a um ponto em que quem quiser Android terá que comprar um Audi ou VW, e quem quiser iOS terá que comprar um BMW ou Honda?... Espero muito sinceramente... que não!

1 comentário:

  1. Hoje em dia o jogo é... Tu fazes, eu faço! Tu queres, eu quero. Tu podes, eu posso! Tu processas, eu processo ;)

    ResponderEliminar