2013/12/26

asm.js da Mozilla já fica a 50% do desempenho "nativo"


Depois de vermos o código javascript asm.js da Mozilla a aproximar-se do desempenho do código nativo, a equipa continua a trabalhar na sua optimização e agora conseguiu reduzir ainda mais a diferença que agora se fica por um desempenho apenas 50% mais lento (melhoria substancial quando a anterior versão era 100% mais lenta.)

O asm.js recorre a um conjunto simplificado do javascript, que pode ser executado com muito melhor desempenho que o javascript "completo", e que já permite fazer coisas que poderiam ser consideradas impossíveis de fazer em javascript, como correr o Unreal Engine 3 dentro do browser com velocidade mais que aceitável.

O grande problema é que para que os utilizadores possam tirar partido desta tecnologia o browser tem que suportar o asm.js - de outra forma o browser continuará a poder executar o código javascript mas a velocidades bastante inferiores (da forma tradicional) e que não permitirão um desempenho equiparável neste tipo de usos mais intensivos.

Sabendo-se que o Google tem optado por apostar no seu Native Client para levar as web apps de alto desempenho ao Chrome... não vai ser fácil à Mozilla convencer os principais browsers a tornarem o asm.js numa tecnologia "standard" que possa beneficiar todos (e com isto também nos começamos a dirigir a um futuro que poderá ser problemático... de começarmos a ter sites que apenas funcionarão convenientemente em browsers específicos... fazendo-nos recordar os velhos tempos dos sites com as etiquetas "Made for IE", que agora passariam a ser "Made for IE" ou "Made for Chrome" ou "Made for Safari" ou "Made for Firefox", etc.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)