2013/12/02

Car Tracking com um Arduino


Hoje em dia temos muitas opções para se fazerem coisas que há umas dúzias de anos atrás pareceriam impossíveis. Uma delas é a popularização e democratização do GPS, que faz com que seja possível pegar num smartphone e ver por onde andam os nossos amigos... e que também pode ser usado para localizar os nossos veículos. É precisamente isso que faz o projecto que vos trago hoje.

Este Athena Car Tracking é um pequeno sistema que podem instalar em qualquer automóvel, e que permite saber por onde ele anda, respondendo a um SMS com a localização GPS do veículo. Os componentes principais são um Arduino Uno, Arduino GSM Shield para que possam receber e enviar SMS, e um módulo GPS; podendo o sistema completo ser montado por cerca de $100.

Confesso que se tivesse que fazer algo deste tipo, provavelmente optaria por dar uso a um smartphone baratucho em segunda mão, que se poderá encontrar por valores ainda mais reduzidos, e que já resolvem automaticamente a questão de se ter que recorrer a uma bateria adicional se quisermos que isto funcione mesmo em caso de cortarem os cabos da bateria, e têm também um conjunto mais alargado de apps que poderemos utilizar - algumas que até permitem tirar fotos remotamente (ideal para auxiliar a sua localização ou identificação dos ladrões - se o conseguirem instalar numa posição adequada.)

De qualquer forma... com este Athena, têm igualmente a liberdade de modificar o sistema para que funcione exactamente como pretendem - por exemplo, criar um panic button que envie automaticamente uma mensagem de emergência para números pré-seleccionados juntamente com a localização, etc. etc.

Coisas que há umas décadas custariam muitas centenas ou milhares de euros, e que hoje qualquer pessoa poderá montar quase tão simplesmente como blocos LEGO.

2 comentários:

  1. Faz-me lembrar de uma dissertação de mestrado do departamento de eletrónica e telecomunicações que assisti à uns 3 anos.
    Sistemas de M2M utilizando GSM

    Onde se pretendia estudar e projectar um sistema de controlo e comunicação M2M (Machine to Machine) que monitorize elementos móveis, por recurso a comunicações GSM (Global System for Mobile Communications).
    http://ria.ua.pt/bitstream/10773/5602/1/sistemas%20M2M%20utilizando%20GSM.pdf

    ResponderEliminar
  2. o conceito e ideia de utilizar um rPi são boas,
    no entanto e por 1 terço do preço e com mais possibilidades no DX.com existem muitas outras soluções.

    ResponderEliminar