2013/12/19

ClickARM promete criar Tablet Modular à tua medida


Quando se começaram a ouvir os primeiros rumores de que a Motorola se preparava para nos deixar criar um smartphone modular, rapidamente a nossa imaginação entrou em hiperactividade, sonhando com a possibilidade de podermos escolher CPUs, câmaras e demais componentes do aparelho ao nosso gosto. Na verdade, a personalização do Moto X limitou-se a escolher as cores e acabamentos do equipamento; mas agora há uma empresa espanhola que quer tornar realidade aquilo que inicialmente imaginamos.



Click-ARM da ImasD apresenta-nos um tablet "em branco", no qual temos a liberdade para escolher que tipo de CPU queremos utilizar; que módulos 3G/4G/WiFi/Bluetooth desejamos; se queremos um ecrã de 10.1" com resolução de 1024x600 ou um de topo com 2536x1600; as câmaras (até 40MP!); baterias (até 10,000mAh); e também uma panóplia de coisas menos comuns, como sensor touch na tampa traseira, ZigBee, interfaces industriais (CAN), entradas e saídas digitais, ODB2, etc. assim como portas USB e até SATA.

O cada passo vamos vendo o efeito que cada opção tem no preço final, sendo possível obter-se um tablet que tanto pode ficar por umas poucas centenas de euros (numa versão modesta), como atingir mais de 1000€ (caso optem pelos "full extras").

Embora deseje que o projecto seja bem sucedido, confesso que é um caso em que apenas vou acreditar quando vir os produtos reais a chegarem aos clientes - coisa que a empresa diz começará a acontecer em Maio de 2014. Olhando para o caso de empresas como a Geeksphone que até para produzir um smartphone "simples" em quantidade teve sérias dificuldades, não me parece que vá ser fácil montar centenas/milhres de equipamentos, onde todos os pedidos se arriscam a ser diferentes. Mas... sem dúvida que é um conceito interessante, e que vai no sentido daquilo que todos gostaríamos de fazer: poder escolher/criar um equipamento exactamente como pretendemos.

... Em Maio ficaremos a saber se este produto se concretiza... ou se passa a fazer parte da longa lista de vaporwares que vão surgindo... e desaparecendo.

1 comentário:

  1. E também se pode escolher o sistema operativo, android, tizen e :) ubuntu touch!!!!

    ResponderEliminar