2013/12/29

Como ganhar sempre no 4-em-linha

Há aquelas pessoas para quem os jogos são apenas um divertimento que serve para passarem o tempo entretidos... e há aquelas que mesmo dizendo que pertencem ao primeiro grupo não conseguem evitar de sentir aquele "gene da competição" que os deixa profundamente irritadas interiormente (e por vezes exteriormente também) sempre que não ganham. É para estas últimas que hoje trago uma regra de ouro para ganharem sempre no clássico jogo "4 em linha".

E como sempre... há que recorrer há sempre presente matemática para nos auxiliar nesta tarefa. Num jogo de 4-em-linha temos uma grelha de sete orifícios horizontais e seis orifícios verticais nos quais se vão deixando cair alternadamente as peças de cada jogador, com o objectivo de conseguir fazer uma sequência de quatro peças da mesma cor no mesmo alinhamento (horizontal, vertical ou diagonal).

Assumindo que estamos perante jogadores que não cometem erros (ou seja, que não deixam de impedir que o oponente vença jogando por distracção noutra posição), há apenas uma forma de sair vencedor neste jogo... e a regra é bastante simples: é necessário jogar a primeira peça na coluna central.

Se assim fizerem, mesmo que estejam perante um oponente perfeito, está garantida a vossa vitória num máximo de 41 jogadas (que poderão ser bem menos, no caso de um oponente não-perfeito - mas que também poderá dar direito a derrota se vocês também não jogarem "perfeitamente".

... Portanto, se estiverem com pressa e o vosso oponente for um jogador perfeito, assim que ele começar o jogo com uma peça na coluna central - podem dar logo o jogo por terminado e passar à próxima ronda. :)

2 comentários:

  1. É caso para dizer - Pronto, já estragaram o jogo! =D

    ResponderEliminar
  2. Calma André que a maioria não são jogadores perfeitos e você tem chance de ganhar também!

    ResponderEliminar