2013/12/24

Como partilhar uma Pen 3G/4G usando um router portátil

Há cada vez mais pessoas que não dispensam ter uma ligação à internet em todo o lado, mas nem sempre desejam manter o smartphone a servir como hotspot mobile pelo impacto que isso tem na sua autonomia - para além de que podem desejar ter um plano mais vantajoso só de voz, e ter liberdade total para escolher um plano de dados independente para usarem numa pen 3G/4G. Mas então... como transformar uma pen USB num hotspot mobile que possa ser partilhado por múltiplos equipamentos? Um dos nossos leitores deparou-se com esse mesmo dilema, e decidiu partilhar a sua solução connosco.

Como muitos hoje em dia precisam de uma ligação móvel em todo o lado, vamos apresentar uma maneira barata de ter um hotspot 3G/4G desbloqueado que poderão usar com o plano de dados que se revelar mais vantajoso para cada caso.

O router usado foi um TP­LINK MR10U (versão chinesa do DX) que o Carlos já referiu em notícias anteriores.

Escolhi este com bateria integrada pois dá-­me jeito ter o acesso sem fios em todo o lado sem ficar dependente de uma tomada eléctrica por perto. Nos meus testes à mesma o router durou aproximadamente 6 horas (maior parte do tempo em idle, mas com a pen 3G inserida).

Como este router vem com o firmware original da TPLINK em chinês, optei por colocar uma versão do openwrt em inglês o que permitiu maior versatilidade no seu uso. Como a versão normal deste firmware já não cabe no reduzido espaço de memória que este router barato disponibiliza, tive que optar por uma versão alternativa, que em nada fica a dever à original: o do Of Modems and Men.

Atenção: como em todas as questões que envolvam actualizações e mudanças de firmware - haverá sempre o risco de algo poder correr mal e ficarem com o equipamento inutilizável. Portanto, os seguintes passos servem apenas como referência, mas o processo fica integralmente por vossa conta e risco!


A instalação do firmware é bastante simples, bastando seguir os tutoriais para instalar esta versão. No site têm também a tabela de compatibilidade com os vários routers suportados e modems 3G/4G.


Depois de instalado o firmware e configurado, chegou a altura da verdade: ligar ao router um modem 3G ou 4G. Para isto podem consultar quais os firmware suportados e comprar um que tenha suporte total - ou então fazem como eu que tinha uma pen 3G Huawei K3772, como a que é utilizada por alguns dos nossos operadores, e tratei de a desbloquear para poder usar com qualquer rede. (Se no vosso caso a pen já for da rede que pretendem usar... já não têm que se preocupar com estes passos adicionais.)


Se repararem esta pen não tem suporte oficial, mas não foi preciso muito para a pôr a funcionar. Bastou uma visita rápida ao fórum de suporte e em pouco tempo se encontraram os settings correctos para ela.

Relativamente ao desbloqueio da pen, usei como base este tutorial mas substituindo a parte 2 e 3 pelos seguintes passos que nos permitem instalar uma versão custom sem a "tralha" adicional que não nos interessa (podem encontrar a minha versão aqui, com a última versão do Mobile Partner em formato .iso pronto a flashar, mobiledash.iso):

Atenção: para terem o código de unlock para a Pen vão ter de fazer login com uma conta google e fazer o +1 no site, mas quanto a mim compensa pois o código funciona :) (nem que criem uma conta dummy). Já agora o link está um bocado escondido, aqui fica.


E agora, posso passear por todo o lado tendo sempre internet no smartphone, tablet, computador portátil - e ainda para ceder a mais alguns amigos - e com a vantagem extra de que, caso vá para o estrangeiro poderei facilmente usar um cartão SIM local para ter acesso a dados a preços mais atractivos (ideal para quando se passa umas semanas de férias em qualquer lado.)

6 comentários:

  1. E eu qur brckei este meu router há uns dias atrás po ter feito asneira já que nao conseguia instalar o Luci... Nao percebo como é que nao li mada em lado nenhum sobre isso do Of Modems and Men!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas há tambem uns pocket router no Ebay por pouco mais de 10 euros. Muito fixes, mas um pouco complicados.

    ResponderEliminar
  3. Ganhei um hotspot da Vodafone modelo R206. Qual são as diferenças básicas entre este hotspot e o apresentado no artigo?

    ResponderEliminar
  4. Inicialmente flashei o OpenWrt, mas depois de carregar o Luci, já não há espaço suficiente para os packages de suporte a pens 3G. Vou ensaiar seguir a dica e instalar a versão "Of Modems and Men" e ver como funciona.

    ResponderEliminar
  5. Funciona :) Pens já testadas Huawei E180 (Optimus) e K4305 (Vodafone).
    Obrigado pelo artigo.

    ResponderEliminar
  6. Há uma coisa que ianda não percebi... já tenho o codigo, mas que faço agora com ele ?
    Não é suposto haver um programa onde inserir esse codigo ?
    Ou o programa da PEN vai pedir esse codigo ?

    ResponderEliminar