2013/12/24

Os Maiores Falhanços da Apple [Infográfico]


Embora muitas pessoas associem a Apple apenas a casos de sucesso, a marca passou por períodos bastante complicados em que os seus produtos pareciam ser completamente "ao lado" daquilo que as pessoas desejavam. Hoje trago-vos um infográfico que revisita alguns dos produtos que a Apple certamente gostaria de poder apagar da sua história.


A selecção começa em 1983 com o Apple Lisa, computador que pretendia ser revolucionário (e era-o, para a altura), mas que tinha um "pequeno detalhe" que tornava todas as suas revoluções insignificantes: um exorbitante preço de 10.000 dólares - que actualmente seria equivalente a mais do dobro - e que poucos estiveram dispostos a gastar. (Diz-se que há um aterro no Utah onde a Apple enterrou toneladas destes computadores para os poder abater como despesa na sua contabilidade.)

Seis anos mais tarde, em 1989, era vez do falhanço recair sobre o Macintosh Portable. Procurando captar o sucesso conseguido pelo Macintosh, este portátil era tudo menos portátil, pesando mais de 7Kg e tendo um preço de $6500 dólares.

Embora muito se fale de um televisor da Apple, a verdade é que a Apple já teve um: o Macintosh TV de 1993. Um sistema que demonstrou que a combinação de um televisor com um computador pode ser menos que a soma das suas partes. O Macintosh TV nem era um bom computador nem era um bom televisor... em cinco meses vendeu apenas 10 mil unidades.

No ano seguinte era a vez da QuickTake, uma câmara digital. Com um preço de $794 esta câmara tinha resolução e qualidade sofríveis... e não admira que tenha sido um dos primeiros produtos a ser eliminado quando Steve Jobs regressou aos comandos da companhia.

Em 1996 o eleito foi a consola de jogos Pippin. Com um preço de $599 e hardware subnutrido - e contando com apenas 20 jogos no seu lançamento - esta consola não conseguiu convencer o mercado que nesta altura já podia optar por consolas como a Playstation (a original) e a Nintendo 64.

Depois seguiram-se o TAM (Twentieth Anniversary Macintosh) que cometia o mesmo erro de um preço astronómico face aos concorrentes ($7500); o puck mouse incluindo com os iMac originais; e o sistema de colunas iPod Hi-Fi - novamente, com um preço de $349 que não se traduzia em qualidade sonora.

O elemento final visto como falhanço por este infográfico prende-se com os altos e baixos que as acções da Apple têm tido desde o lançamento do iPhone original. Mas o que é certo é que se em vez de terem comprado um iPhone em 2007 tivessem optado por comprar $500 em acções... actualmente teriam mais de $3350 dólares em carteira. (Ah, a maravilha de jogar na bolsa retroactivamente... :)

[via Masters in Finance]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)