2013/12/01

Custo dos discos rígidos regressa ao normal 2 anos após as cheias na Tailândia


O custo por gigabyte dos discos rígidos tem tido uma tendência sempre decrescente ao longo do tempo, mas em Outubro de 2011 as inundações na Tailândia, que destruíram as linhas responsáveis pela produção de cerca de 50% dos discos a nível mundial, levando a uma falta de discos e consequente aumento do preço. Desde então os preços têm tido oscilações bastante acentuadas... mas parece que passados dois anos as coisas começam a regressar ao normal.



Quem o diz é a Backblaze... que sendo uma empresa que disponibiliza espaço ilimitado para backups aos seus clientes, gasta discos a um ritmo alucinante (tendo gasto mais de 2 milhões de dólares em discos neste período). Com a chegada dos discos de 4TB, parece que a curva descente habitual do custo por gigabyte regressou, embora esteja ainda a um nível superior ao que seria esperado se não se tivesse passado pela "crise dos discos rígidos" devido à inundação na Tailândia.

Se assim não fosse, actualmente deveríamos estar a pagar cerca de $0.030 por gigabyte, em vez dos cerca de $0.045


Ainda assim, e embora os discos de 3TB tenham sido a excepção à regra, é bom ver que os discos de 4TB estão a retomar a tendência habitual, fazendo antever que em 2014 o custo do armazenamento regressará aos níveis mais baixos de sempre - o que é sempre agradável considerando que acumulamos cada vez mais conteúdos digitais que gostamos (devemos!) manter em segurança.

O que novamente me leva a relembrar-vos: têm os backups em dia? Saberiam como reagir caso "amanhã" o vosso computador não arrancasse; ou o disco decidisse "esquecer-se" de tudo o que lá tinham guardado? E já confirmaram que aquele disco externo para onde mandam os backups está realmente em estado legível e com os dados verificados e comprovados?

... Não se esqueçam que um pequeno investimento de 50 ou 60€ hoje poderá evitar gastar centenas, milhares ou até a perda de dados de valor incalculável amanhã. Bastará perguntem a qualquer pessoa que já tenha passado por essa situação.

1 comentário:

  1. Backups em dia, descobri um programa muito bom para isso: BitTorrent Sync. Aplica a tecnologia dos torrents aos dados pessoais e sincroniza pastas entre pastas. Tenho 3 PC's sincronizados, num deles, o disco é externo. Também uso o File history do windows 8 para guardar histórico nesse disco externo partilhado pelo outro PC, pela rede e por wifi.

    ResponderEliminar