2013/12/01

Como configurar um Raspberry Pi como servidor de OpenVPN


A propósito dos riscos de se usar uma rede WiFi pública, o nosso leitor Mário Santos deixou como sugestão usar uma VPN (Virtual Private Network) para garantir a segurança dos dados - e usando um Raspberry Pi para esse efeito.

Uma VPN é uma rede virtual encriptada que pode garantir a segurança dos dados mesmo quando se usam redes que poderão não ser seguras. Poderemos compará-la a um sistema que permita a duas pessoas falar em código através de uma linha telefónica que qualquer outra pessoa possa estar a ouvir... sem que seja capaz de perceber o que os interlocutores estão a dizer.


Recorrendo-se ao sempre versátil micro-computador mais popular do momento, uma das soluções passa por usar um Raspberry Pi como servidor OpenVPN. Este tutorial é um bocado complexo, mas é explicado passo por passo para qualquer pessoa o possa seguir. (Para além disso, se andam a brincar com um Raspberry Pi é bem provável que já se sintam à vontade para estas aventuras... ou pelo menos, que têm vontade de brincar um pouco com este tipo de coisa.)

Com um sistema destes a funcionar em vossa casa, poderão depois usar esta VPN para terem acesso à vossa rede caseira (e a sua internet) a partir de um PC ou dispositivo Android ou iOS (ou outros que suportem o Open VPN) em qualquer lado do mundo, sem terem que se preocupar com a segurança dos vossos dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)