2013/12/03

Dell prepara monitor Ultra HD de 24"


É um pouco triste vermos que enquanto nos smartphones e tablets se tem assistido a uma corrida a resoluções cada vez maiores, que nos trazem smartphones com ecrãs Full HD e tablets com resolução superior, nos monitores de maiores dimensões as coisas se têm mantido estranhamente paradas. Mas aos poucos lá começam a surgir timidamente os monitores Ultra HD 4K, e também a DELL está a preparar o seu.



O Dell UP2414Q é um monitor de 24" UHD 4K (3840x2160) que se vem juntar aos (pouco) modelos já existentes e que têm dimensões de 32". A aposta numa tamanho mais compacto poderá certamente ajudar a tornar este formato mais popular. Este monitor também traz um hub USB 3.0 com quatro portas e leitor de cartões de memória, assim como HDMI, DisplayPort e mini-DP. Com 10-bit de cor e calibração de fábrica, este Dell também não tem problemas em exibir 99% da gama de cores AdobeRGB e 100% da sRGB.

Só falta saber o preço, e é aí que as coisas provavelmente se irão complicar. Os actuais monitores Ultra HD de 32" andam por preços bastante elevados ($3500) - pelo que vai ser interessante ver em que patamar a Dell vai colocar este UHD de 24". O ideal seria vir para um preço sub-$1000... mas parece-me que ainda será demasiado cedo para isso. Lá vamos nós ter que esperar mais um pouco para nos despedirmos dos pixeis visíveis nos monitores...

3 comentários:

  1. Num monitor os ppi serão sempre bem inferiores aos tablet e smartphones pois a distancia funcional do olho ao monitor é bem maior que nos outros dois casos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, mas por isso acabei por comprar um ecrã de TV HD para usar como monitor (e funciona muito bem BTW). Mas pensando um bocado nesta coisa de evoluções que não são acompanhadas estranhamente, ontem deparei-me com o facto de não existirem à venda nas lojas mainstream (Worten, MediaMarkt, Fnac, etc ...) hubs USB 3.0. Eu percebo que ao ligarmos um HUB a uma única porta USB 3.0 vai haver alguma partilha de velocidade, mas ... não será ainda pior partilhar a ligação numa velocidade mais baixa? What's up with that?

    ResponderEliminar
  3. Preço já definido $ 1.399.00. Ainda alto, mas começa a ficaraceitável!

    ResponderEliminar