2013/12/18

Meta Pro - Óculos de Realidade Aumentada


Os óculos digitais estão na moda - mesmo se ainda nenhum deles chegou ao mercado em condições de revolucionar a forma como interagimos com os computadores - e para não se pensar que o Google Glass tem caminho livre à sua frente, a Meta revelou os seus Meta Pro Spaceglasses, que parecem fazer do Glass um produto pré-histórico mesmo antes de chegar ao mercado.



Contrariamente ao que é costume, vou deixar-vos ver o vídeo que se segue, e depois continuamos...



Impressionante, não é? Em vez de um pequeno display relegado para o canto de um olho, este Meta recorre a dois ecrãs HD projectados nas lentes e proporcionando uma área de visão bem mais alargada, quinze vezes superior à área do Google Glass, e em 3D.


Mas não se pense que este Meta Pro se fica pelo display expansivo e se esquece de tudo o resto....



Para além dos micro projectores de 1280x720 para as lentes, estes óculos têm também sensores que permitem detectar o movimento e posição com precisão (em 9 eixos), e também uma câmara 3D time-of-flight que lhe permite ver o mundo em seu redor em 3D e usar as nossas mãos para interagir com os elementos virtuais.


E se estão a pensar que isto é "muita fruta" para uns óculos compactos de aspecto normal, também pensam bem. A inteligência não está integrada nos óculos mas sim num computador de bolso compacto - que recorrer a um CPU Intel i5, 4GB de RAM, e um SSD de 128GB. A Meta descreve-o coo sendo o mais potente computador de bolso de sempre... e acho que ninguém irá colocar isso em causa. (Mas infelizmente, não são referidos quaisquer valores quanto à autonomia que se poderá esperar deste sistema... o que faz desde já pensar que... não vai ser muita.)

O preço também não vai ser muito atractivo: $3000 dólares! E mesmo que estejam interessados, terão que esperar até Junho; data prevista para começarem as entregas (se não houver atrasos ou imprevistos, que nestes casos é sempre altamente provável - veja-se o Google Glass!)

Ainda assim, independentemente do preço, se estes óculos cumprirem com aquilo que nos é apresentado nas imagens... parece-me que estamos no bom caminho para que daqui por mais um par de anos se tenham coisas bem interessantes no mercado.

4 comentários:

  1. tivesse eu 3000usd a mais e comprava isto :)

    proximo fundo de gadgets? :D

    ResponderEliminar
  2. O que significa em "miúdos" "32Whr battery"?!

    POCKET COMPUTER
    Intel i5 CPU
    4GB RAM
    128GB SSD
    32Whr battery

    ResponderEliminar
  3. Significa 32 Watt Hours, ou seja se o pc de bolso utilizar 1 watt por hora terá autonomia de 32horas.. Só falta saber quantos watts utilizará o pocket pc por hora..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei qual será o i5 que eles usarem, mas considerando que os i5 "low power andam nos 60W", mesmo considerando que não irão estar continuamente em full power e assumindo "under-clocks", parece-me difícil que a coisa se vá aguentar por mais de 2h ou 3h em utilização... Mas, é preciso começar por algum lado.

      Eliminar