2013/12/05

Notícias do Dia

Espreitamos - literalmente - os Oculus Rift que prometem revolucionar a realidade virtual; o criador do XMPP volta a carga para unificar apps de mensagens; o Jolla phone vai chegar a Portugal antes do resto do mundo; a bq lança um novo membro da família Aquaris, o Aquaris 5 HD; e um relato que relembra que os Bitcoins não só fazem milionários como também fazem perder dinheiro.


E antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que já estamos a oferecer o segundo exemplar do livro O'Reilly deste mês.


Google tem que se "desenrascar" com os seus Macs


As relações entre Apple e Google podem não ser as melhores, mas para quem trabalhar no Google, os computadores da Apple são os computadores oficiais de serviço. Quando se considera que existem mais de 43 mil computadores Apple, isso faz com que sejam necessárias ferramentas de gestão em grande escala... e parece que as que a Apple disponibiliza não são capazes de lidar eficazmente com este número de máquinas, o que levou o Google a desenvolver as suas próprias ferramentas para gerir o seu parque informático de máquinas Apple.



Internet está a matar 95% das línguas existentes


A internet veio tornar o mundo mais pequeno... mas cria também a ilusão de que todo o mundo fala a mesma língua... algo que não é propriamente a realidade. Bastará espreitar um pouco para o lado para vermos que existe todo um outro segmento da internet em línguas "estranhas" para a maioria dos ocidentais - como o chinês, indiano, arábico, etc. Mas mesmo assim, há um perigo real de aglomeração das línguas em torno de línguas mais populares. Um estudo revelou que estão presentes na internet menos de 5% das 7776 línguas em uso no nosso planeta.

Correndo o risco de parecer "insensível" - mesmo dando o devido valor às tradições, história, e desenvolvimento linguístico - acho que todo o mundo, e a humanidade, teria muito a ganhar com a adopção de uma única língua universal. Afinal... vivemos todos no mesmo planeta (embora muitos prefiram usar todos os seus esforços para o tentar partir em pedaços individuais).


"Tablet" PC All-in-One Acer Aspire Z3 de 21.5"

Se as guerras entre tables e mini-tablets não vos diz nada, e o que querem é um ecrã com tamanho suficiente para que a família lhe possa pôr as mãos em cima: espreitem este Acer Aspire Z3 de 21.5" com Windows 8. Este computador all-in-one tem a particularidade de ter uma bateria integrada, que lhe permite facilmente ser levado para qualquer lado e usarem-no como tablet... desde que não se estiquem demasiado; a autonomia anunciada é de 2.5h, que certamente deverão ser atingidas apenas em condições ideais.

O preço anunciado deste Z3-600 é de $779 dólares, por um sistema com 4GB de RAM, CPU quad-core (Pentium J2580), e disco de 750GB.


Bluetooth 4.1 prepara caminho para ligações directas à Internet


Ainda há muito pela frente, mas com o futuro Bluetooth 4.1 ficará mais próxima a possibilidade de qualquer equipamento bluetooth poder comunicar directamente com a internet usando outro intermediário. Estes dispositivos poderão recolher dados de diferentes sensores (por exemplo, sensores de movimento, de temperatura, etc.) e enviar um único pacote agregado de toda a informação para outro dispositivo central que funcione como gateway para acesso à internet. Isto abre também o caminho para que - por exemplo - um médico possa ter acesso em tempo real a sensores que monitorizam o estado dos seus pacientes... Ou que possam controlar remotamente as vossas lâmpadas bluetooth de casa a partir de qualquer ponto do mundo.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



3 comentários:

  1. Acho engraçado alguém ser apologista de uma língua única quando esse alguém nem mesmo adota um simples acordo ortográfico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... E que tem uma coisa a ver com a outra?

      (Sem considerar que a lógica do acordo ortográfico em "universalizar" o Português cai um bocado em descrédito quando os outros parceiros também se recusam a adoptá-lo... Mas como sempre disse, nada tenho contra quem "adote" o novo acordo, peço apenas que também me dêem a mesma liberdade de não o adoptar - e é só.)

      Eliminar
    2. Esse acordo transforma uma língua em vários dialectos!

      Eliminar