2013/12/05

Layer quer criar serviço universal de comunicações entre Apps


Há situações em que, quanto mais se avança, mais se parece andar para trás. Hoje em dia, em vez de uma universalização de serviços vamos descobrindo sistemas cada vez mais fechados, que tentam "prender" os utilizadores. E isso é algo que se nota particularmente nas apps de mensagens. Agora há um novo sistema que pretende inverter essa tendência e torna-se no sistema universal para comunicações: o Layer.


Hoje em dia há um número crescente de pessoas com smartphones, mas a comunicação nem sempre se torna tão simples como seria de esperar: um pode estar a usar o Skype, outro usa o Tango, outro usa o iMessage, outro usa o WhatsApp, outro ainda só usa os Hangouts... e lá damos por nós a ter que usar SMS ou o velhinho email, que ainda vai sendo suportado por todos. É uma situação triste, e que ainda se torna mais triste quando consideramos que há poucos anos atrás se tinha o XMPP/Jabber, que permitia que os programas de chat falassem uns com os outros, permitindo que clientes com o chat do Yahoo ou Messenger falassem com amigos no Gtalk, etc. etc.

Mas o XMPP era um protocolo pensado para a web de então, antes da revolução "mobile", onde os equipamentos tanto podem estar ligados à rede num momento, como desligados no segundo seguinte. Devido a isso, cada app começou a criar/modificar os protocolos para melhor suportar esta nova realidade... e lá se foi a interoperabilidade entre as diferentes apps.

É algo que o criador do XMPP não quer deixar ficar como está, e para isso volta à carga com este Layer. Uma empresa cheia de "estrelas" que já tem provas dadas nesta área (um dos responsáveis pelo sucesso do GrandCentral, comprado pelo Google e que se veio a tornar no Google Voice; o fundador do Vox.io - que permite fazer chamadas a partir do browser sem plugins; e o director de operações do OpenDNS).

Para além de um protocolo aberto, o Layer possibilita que qualquer developer adicione um serviço de mensagens (texto, voz, vídeo) às suas apps, numa questão de minutos, e sem ter que se preocupar com todos os detalhes e complicações que isso representa. Pegando-se no exemplo do WhatsApp... se usarmos o Layer como base, é possível criar-se um clone do WhatsApp num único fim-de-semana, e onde a maior parte do tempo será gasta a tratar do aspecto visual.

Espero sinceramente que o serviço tenha o mesmo sucesso que o XMPP teve na sua época... e acabe de vez com a existência de mil e uma apps de comunicação... que não comunicam entre si!

2 comentários:

  1. Sempre achei estranho como se conseguiu unificar comunicação numa área (email) e não noutra (IMs). Espero que este Layer venha ajudar em muito a acabar com coisas como usar Skype só porque toda a gente usa... se o pessoal puder falar com quem quer na aplicação que quiser provavelmente vão experimentar mais coisas.

    ResponderEliminar
  2. Hmmm... lembra o Google Wave que também não teve sucesso, talvez tenha sido lançado mt antes do tempo, ainda não estavamos preparados para "aquilo" :) Espero que pegue, é uma ideia excelente.

    ResponderEliminar