2013/12/09

O Tracking nas lojas Físicas


Já sabemos que a noção de privacidade termina assim que se sai de casa (e mesmo em casa... não está garantida nos dias que correm) mas para relembrar que a questão do tracking que é feito aos utilizadores e potenciais compradores não se limita aos cookies na internet, nada como espreitar aquilo que muitas lojas já estão a implementar e permite determinar os padrões dos seus visitantes.

Se pensavam que as câmaras de segurança apenas serviam para dissuadir alguém de colocar artigos num saco sem pagar, fiquem sabendo que agora já fazem parte de um sistema mais completo, que conta também com sistemas de monitorização e localização dos smartphones dos compradores (usando bluetooth, WiFi, e os próprios sinais da rede celular). Sistemas que são capazes até de mostrar em que locais os compradores mais se concentraram, permitindo assim avaliar quais os artigos de maior interesse, e até qual o percurso que percorreram no interior da loja, igualmente útil para poder optimizar a localização dos diversos produtos e artigos.

Não é nada de novo ou de inesperado... e não sei sequer se poderemos considerar este tracking como "intrusivo", uma vez que estamos num local "público". A mim, não me preocupa particularmente que alguém veja as voltas que dou ou deixo de dar quando estou numa loja - mas imagino que poderão haver pessoas que não gostem que o tempo que passam à frente das prateleiras com chocolates (ou lingerie) ou outras coisas seja usado para estatísticas e estudos de mercado, ou para quaisquer outros fim com vista à optimização das vendas.

Será que vamos começar a ter chapéus especiais com um "do no track" que poderemos usar nas lojas para sinalizar que não queremos ser seguidos? :)

2 comentários:

  1. Este tipo de tracking já existe há muita tempo nas lojas, esta-se a tornar é mais autnomo e simplificado, mas apenas isso.

    ResponderEliminar
  2. Agora estre tracking deixa de ser feito por componentes colocados nos carrinhos de compras (que criam o conhecido diagrama de esparguete).
    O continente já dispõe de rede WiFI gratuita para clientes há muito tempo mas agora começou a pedir o cartão de cliente, número de telemóvel e email para o login... Já se está a ver no que isto vai dar! Guardam o V/MAC e a partir daí é registar dados...

    ResponderEliminar