O Google não deixou passar esta data sem recordar Grace Hopper, uma pioneira no campo da programação e que demonstra que esta área não é só "para homens".
Os computadores com que Grace Hopper lidava não seriam reconhecidos como tal por qualquer pessoa nascida neste século. Eram computadores em que cada tarefa tinha que ser especificamente programada, em "código máquina" binário, e que representava uma autêntica dor de cabeça para os pobres programadores humanos. Grace achou que se poderia arranjar algo melhor, e por isso desenvolveu aquele que é considerado o primeiro compilador - um programa que se encarrega de traduzir uma linguagem de programação mais amigável para os humanos, nos códigos binários que os computadores necessitam para funcionar.
Foi um dos pilares fundamentais que de seguida veio a dar origem à linguagem de programação COBOL (que ainda apanhei na escola - e muito gostei, na altura, embora agora já não me recorde de praticamente nada sobre ela, a não ser o seu apetite pela formatação em colunas específicas. :) É também graças a ela que se popularizou o termo "debugging" para corrigir problemas nos programas, depois de ter descoberto um insecto (bug) a causar problemas no interior de um computador (que poderão ver no final da animação no Google Doodle.)
Grace continuou a fazer investigação na Marinha dos EUA até se reformar aos 79 anos, e numa entrevista que deu aos 80 anos, mostra bem como os seus neurónios continuavam em tão boa forma como quando se lembrou de criar um compilador para simplificar o trabalho dos programadores.
... Um exemplo que nunca será demais recordar, de como a informática não é um mundo só de homens.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)