2013/12/18

SugarSync deixa de ser gratuito e passa contas gratuitas a pagas


Nunca fui muito de "ir em cantigas" no que diz respeito a promoções ou de negócios que parecem demasiado bons para ser verdade; mas isso não significa que me agrade ver uma empresa ou serviço a recorrer a técnicas que me parecem pouco legítimas para angariar clientes.

Desta vez, o serviço é o SugarSync, um serviço de armazenamento na cloud, ao estilo Dropbox (e Meo Cloud) que começou por oferecer espaço gratuitamente - mas que agora decidiu terminar com os planos gratuitos. Ora... se as novas condições se aplicassem apenas aos novos utilizadores, tudo bem; mas o "problema" é que o SugarSync vai simplesmente migrar todos os utilizadores para contas pagas - coisa que terão que fazer caso pretendam continuar a aceder aos seus conteúdos.

Mesmo com as atenuantes de que estão a fazer este aviso com bastante antecedência e a oferecer um desconto substancial de 75% para a subscrição no primeiro ano, não deixa de ser uma táctica bastante duvidosa, a que em inglês se pode denominar por "bait and switch". Isto é, lançar um serviço com condições irresistíveis - neste caso: espaço gratuito na cloud - e depois dizer que afinal tem que ser pagar. Claro que os utilizadores estão no seu direito de simplesmente deixarem de usar o serviço... mas para quem já tivesse a sua rotina estabelecida em torno deste serviço (e mesmo que até não tivesse grandes problemas em pagar por ele), esta atitude certamente não será encarada com bons olhos. Afinal... depois de um precedente destes o que os impede de no próximo ano acharem que afinal se vão duplicar os preços, ou passar o espaço disponível em cada plano para metade?

Neste caso, o problema acaba por não ser muito grave pois não faltam alternativas a este serviço, e este tipo de chamariz é precisamente o que me leva a não apreciar aquelas promoções que nos dão "espaço extra" por um ou dois anos... mas que caso usemos, eventualmente nos irá obrigar a pagar por isso (quando já nos tivermos esquecido e for mais complicado "deixar de usar"). Mas fica o alerta de que por vezes o que é gratuito pode acabar por não ser tão gratuito como se imagina (especialmente se não estiver bem claro como é que pretendem tornar o negócio rentável - ou sustentável -  a médio/longo prazo).

8 comentários:

  1. Uma excelente alternativa é o Copy da Barracuda. 15GB gratuitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas lá está... Nada impede que esse serviço venha a sofrer do mesmo mal.
      Existem alguns serviços de maiores dimensões que acho que já têm rentabilidade assegurada e provavelmente não seguirão por esse caminho como por exemplo o dropbox.
      Agora aqueles que são gratuitos e oferecem montes de gigas, um dia mais tarde vão querer rentabilizar todo o investimento.

      Eliminar
  2. O Sugarsync já existe há 4 anos e num sector tão competitivo como o do armazenamento na nuvem está, infelizmente, a seguir a tendência de outros de acabar com os planos gratuitos e não me parece que seja uma táctica duvidosa. Parece-me mais acertado seguir por este caminho (por muito que doa na carteira) do que fechar simplesmente, como já aconteceu a outros serviços parecidos.

    ResponderEliminar
  3. o mega.co.nz tem 50GB grátis e ate me parece bastante seguro

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Nem mais! Esse só acaba quando tu quiseres! :)

      Eliminar
  5. Mega não tem aplicativo desktop ainda

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente o sugarsync é o que mais me atendia, pois permite compartilhar pastas em locais diversos.
    eu uso muito pra sincronizar codigo fonte de aplicativos que estou desenvolvendo.
    vou ter que procurar outra alternativa agora.
    o dropbox nao me atende pois eu teria q ficar copiando pra dentro da pasta dropbox.

    ResponderEliminar