2013/12/16

Windows Phone também vai abandonar botões físicos?


Ainda recentemente falávamos das questões dos botões on-screen roubarem precioso espaço útil ao ecrã (caso não sejam bem implementados, com transparência e afins) e eis que também a Microsoft se prepara para seguir por esse caminho com os Windows Phone.

De acordo com um dos mais conhecidos "leakers" - o @evleaks - que publicou uma imagem do que serão os botões virtuais que a MS está a preparar para uma próxima actualização do Windows Phone com o nome de código "blue"; deveremos assistir à passagem dos botões dedicados fora do ecrã para os botões virtuais dentro do ecrã.


As vantagens são óbvias, a começar pelo custo. A existência de botões virtuais no ecrã remove a necessidade de botões extra no equipamento (mesmo que sejam "touch" como acontece nos Lumia), e será de particular interesse para os fabricantes que quiserem poupar todos os cêntimos na criação de um equipamento de baixo custo.

Quanto à questão do espaço de ecrã perdido, acredito que a Microsoft saiba implementar estes botões de forma inteligente (ou já não o fizesse para os seus icons na barra de estado no topo, que também ficam escondidos quando não são necessários - e o próprio Windows 8 recorre em grande parte a gestos de acesso a funções que estão completamente escondidas para libertar a totalidade do ecrã para os conteúdos). Mas isso será algo que apenas poderemos comprovar quando este Windows Phone Blue chegar até nós.

... Só de pensar que há meia dúzia de anos atrás a ideia de um telemóvel sem botões parecia uma loucura, e que hoje em dia está tudo a fugir dos "botões", revela bem como as coisas mudam! :)

1 comentário:

  1. Já não era sem tempo!!... nunca percebi a ideia de os fabricantes os criarem ou simplesmente manterem. Acho que qualquer utilizador prefere a vantagem da sua ausência do que a utilidade da sua presença... :)

    ResponderEliminar