2014/01/31

Análise Sony QX10 - Lente Câmara


O mundo da fotografia foi transitando para o digital ao longo da última década, mas na grande maioria dos casos limitou-se a replicar em forma digital aquilo que se tinha nas câmaras de película. A Sony é uma das empresas que se tem arriscado a cortar com o passado e repensar a fotografia, tirando partido das potencialidades destas novas tecnologias - e sendo estas lentes câmara da série QX disso o exemplo perfeito.

A Sony QX10


Tal como a série NX mostrou que é possível ter câmaras "profissionais" de tamanho compacto removendo todos os elementos mecânicos e espelhos e prismas que eram necessários nas câmaras de película; no caso das QX vemos esse conceito levado ao extremo. Afinal, se hoje em dia é possível vermos a imagem através da lente sem necessidade de um percurso óptico directo até aos nossos olhos, porque não reduzir uma câmara aos elementos mínimos absolutamente essenciais?


Por isso, esta QX10 resume-se à lente (que não pode faltar), e ao sensor de imagem (também indispensável), acompanhados por um reduzido conjunto de controlos (botão de disparo, controlo de zoom, e on/off), slot para um cartão de memória, e a capacidade de comunicar via WiFi com um smartphone onde podemos ver e controlar tudo o que se passa. Temos também o buraco com rosca para podermos prender a câmara num tripé ou outro suporte.


A QX10 vem também com um adaptador que podemos prender a praticamente qualquer smartphone (com "garras" extensíveis e rebatíveis), e que tem um sistema de encaixe rápido idêntico ao de uma lente numa câmara DSLR.


Em Funcionamento

Embora se possa simplesmente ligar a QX10 e usar o botão de disparo físico, isso remete-nos para um tempo pré-histórico onde nem sequer podemos ver o que se está a fazer (nem tão pouco controlar se queremos tirar fotos ou gravar vídeo). Para isso é necessário recorrer a um smartphone (Android ou iOS) com a respectiva app da Sony. No caso dos Androids com NFC, o processo de ligação à rede WiFi da câmara é simplificado, bastando tocar ligeiramente com smartphone da lente.

E partir daí... temos um smartphone com uma câmara de luxo (embora isso melhor se aplique à QX100 com o seu sensor de 1" e 20MP). Na QX10 isso traduz-se por um sensor de 18.9MP de 1/2.3", e que capaz de tirar fotos que nenhum smartphone seria capaz de tirar, não só pelo factor qualidade de imagem (que já poderia ser equiparado por modelos como o iPhone 5S, Galaxy S4 ou Lumia 1020) mas também pela particularidade de termos uma lente com zoom óptico de 10x com a qual nenhum smartphone é capaz de competir.





Apreciação Final

Há muito que me irritava o facto dos fabricantes de câmaras digitais se limitarem a manter a "tradição" e não tirarem proveito do que a tecnologia digital possibilitava. Por isso mesmo, sou logo à partida um fã deste conceito de lentes-câmara que reduz a arte da captura de imagem aos seus elementos essenciais.

Embora muitas câmaras digitais ofereçam o acesso remoto via WiFi, o tamanho mais compacto desta QX10 permite muito maior liberdade na forma como se podem captar imagens, mantendo a qualidade que se poderia esperar de uma point-and-shoot de gama média. Muitas vezes o mais difícil é lembrar-mo-nos de que não temos que manter a lente agarrada ao smartphone, e de que podemos ver e tirar fotos mesmo quando colocamos a lente a meia dúzia de metros de distância numa posição "esquisita"!

Infelizmente, na prática a coisa (ainda) não funciona de forma tão suave como se desejaria. A ligação WiFi era esperada mas significa também que se torna impossível estarem ligados à internet ao mesmo tempo que estão ligados à câmara. Para além do mais, se o processo de ligação é simplificado nos equipamentos com NFC, nos restantes casos é muito pouco prático andar a fazer a ligação manualmente.

Mesmo depois de estarmos ligado, são frequentes os saltos e lag na actualização de imagens, e cada foto tirada significa também alguns segundos de espera para que seja transferida para o smartphone. Aliado a uma app que não permite grandes opções de controlo manual, e a uma autonomia que não permite grandes aventuras (uma centena de fotos e uns minutos de vídeo e arriscam-se a já não fazer mais nada) tornam-se em factores a ter em conta na altura da decisão.

Ainda assim, considerando o seu preço de 170€ e a perspectiva de a podermos utilizar não só com o nosso smartphone de hoje como também o que comprarmos no futuro - para além das melhorias que têm sido feitas (a Sony acaba de lançar uma actualização que adiciona a capacidade de gravação de vídeo Full HD - que no momento deste teste estava limitada a HD720p), não deixa de ser uma proposta que me parece tentadora - e ainda mais se estivermos a falar da QX100, capaz de tirar fotos já com outro nível de qualidade, embora se esteja a falar de um investimento de cerca de 340€.


Sony QX10

Prós

  • Conceito de câmara independente
  • Qualidade de imagem
  • Preço interessante


Contras

  • Atrasos na ligação
  • App PlayMemories bastante limitada
  • Autonomia





1 comentário:

  1. para mim o grande defeito é mesmo não ter flash!!! Imperdoável!!!

    ResponderEliminar