2014/01/04

As cores invisíveis do Sol


Qualquer pessoa sabe que o Sol aparenta ter múltiplas cores conforme a sua posição na atmosfera (e a própria atmosfera). Do tradicional e extremamente brilhante branco incandescente, ao amarelo, laranja e vermelho ao entardecer, vai uma palete de cores sempre hipnótica para todos os que o observam... mas todas estas cores que vemos são apenas uma pequena parte do espectáculo.



O seguinte vídeo mostra-nos o Sol segundo dados recolhidos pelo Solar Dynamics Observatory da NASA e que o observa atentamente num largo espectro de comprimentos de onda, a maioria dos quais invisíveis para os nossos olhos, e que aqui surgem representados com cores que podemos ver... e apreciar.

Cada uma destas imagens revela dados únicos sobre o funcionamento e comportamento da nossa estrela. Por exemplo, a luz amarela dos 5800 Angstroms tem habitualmente origem em material com uma temperatura de 5700ºC; mas luz ultravioleta nos 94 Angstroms tem origem em material com uns escaldantes 6.3 milhões de graus centígrados!

... Sem dúvida que nos faz ter um pouco mais de respeito pelo nosso astro Rei... e até serve de inspiração para que se tenha vontade de trabalhar nestas áreas onde se pode combinar a beleza cósmica com a ciência e nossa infinita curiosidade de querer saber porque é que as coisas são como são. :)

1 comentário:

  1. O sol é eterno. Viverá para SEMPRE. Jamais morrerá. Ps. Lourdes é minha mãe. Trocarem o email ASSIM QUE aprender a mexer nesse ZAP zap.

    ResponderEliminar