2014/01/20

Baboom - serviço de música de Kim Dotcom (feito em Portugal) já mexe


Kim Dotcom está prestes a revelar o seu novo serviço de música online, que visa ser uma alternativa a serviços como o Spotify e o iTunes - e que pretende atrair os artistas para que possam ganhar dinheiro com as suas músicas.



Tal como no seu novo Mega, também este Baboom tem a particularidade de ser um serviço desenvolvido em Portugal (mais propriamente na avenida da Boavista no Porto, oh oh) e o primeiro artista a surgir no serviço é... o próprio Kim Dotcom. Segundo o próprio, a ideia subjacente ao futuro da música é a de os artistas disponibilizarem as suas obras gratuitamente, mas facilitando também o acesso às versões pagas para os fãs que desejarem pagar por elas (ou usarem um plugin no seu browser que apresenta publicidade). Ainda assim, cada artistas terá a liberdade de especificar quais as músicas que deseja disponibilizar gratuitamente e quais estarão disponíveis apenas a pagar.

Uma novidade que poderá ser interessante (caso seja para manter) é a de existirem prémios monetários para os fãs que criarem os melhores remixes e videoclips das músicas: e estamos a falar de prémios de $5000 e $10000 dólares - bastante atractivos, portanto. Isto aplica-se às músicas de Kim Dotcom, mas caso seja uma iniciativa que vá ser alargada no futuro a mais artistas, poderia ser uma excelente forma de dinamizar este serviço e atrair mais interessados.

Por agora, experimentem a versão "demo" onde a selecção artística é bastante limitada... e lá mais para o final do ano veremos se este Baboom tem pernas para andar - que é como quem diz, competir com os gigantes já implantados no panorama da distribuição musical na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)