2014/01/08

Broadcom WiFi 5G dá 3x mais largura de banda wireless


O futuro é "sem fios"... e isso é algo que já sabemos há muitos anos; anos em que temos vindo a acumular cada vez mais dispositivos sem fios, com os quais saturamos as redes wireless (e bastará procurar por redes wireless num prédio com meia dúzia de andares para se perceber até que ponto as coisas começam a ficar congestionadas). A Broadcom quer desentupir as comunicações, e para isso promove os seus novos chips WiFi 5G.

Estes chips prometem triplicar a largura de banda disponível nas redes wireless, algo que se tornará cada vez mais essencial numa altura em que já se começa a falar do streaming de conteúdos Ultra HD que começarão a passear entre routers e TVs e tablets. Estes chips 5G foram concebidos para minimizar as interferências que ocorrem em comunicações em simultâneo - quando uma pessoa, por exemplo, está a usar uma ligação à internet para jogar enquanto outra está a fazer streaming de um filme - e isto num ambiente onde podem existir várias redes WiFi e Bluetooth a competir entre si.

Este novo chips são mais inteligentes e integram um CPU mais potente que minimiza a necessidade de recorrer ao CPU principal do equipamento para as tarefas de comunicação, o que também contribuirá para uma maior eficiência.

... Só era dispensável a utilização do nome "5G" que irá sem dúvida causar bastante confusão quando começarem a chegar ao mercado equipamentos com estes chips, e que o marketing não hesitará em rotular como sendo "5G"... deixando depois as pessoas surpreendidas por nada ter a ver com as rede 3G/4G dos telemóveis.

6 comentários:

  1. Comprei na semana passada um router asus rt-ac68u e um adaptador pce-ac68 com estes novos broadcom e só tenho a dizer maravilhas! Mais de 1Gbps de largura de banda (efectivos transfiro a cerca de 50MB/s entre o NAS e o PC) e isto num ambiente altamente poluído de redes (apanho cerca de 40 redes). Viva os 5Ghz onde sou o único lol.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que entendi, Wifi 5G é a utilização da banda 5Ghz ao invés dos 2.4Ghz, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O WiFi dual-band (e o "ac") já dão uso aos 5GHz, portanto aí não há novidade nenhuma. O que este deve fazer é permitir ligações mais avançadas do "beam forming" para manter maiores velocidades mesmo com ligações simultâneas. (Nos de primeira geração um equipamento ligado - mesmo sem usar muita largura de banda - limitava a velocidade máxima dos outros todos.)

      Eliminar
    2. Exacto, eu tenho um desses dual-band 2.4/5Ghz(router Huawei R215 da net 4G da Vodafone), daí a dúvida. Sendo assim esse da Broadcom é uma novidade e concordo com a má escolha do nome "5G", certamente haverá lugar a muitas confusões... Talvez outros fabricantes o intitulem a tecnologia com outro nome mais sugestivo...

      Relativamente ao uso actual alternativo entre 2.4/5Ghz, sinceramente não sei como colocar os dispositivos a receber essa banda(5Ghz), já testei no portátil, mas não consegui conectar com o router de modo algum. Porém, para mim não haveria vantagem na sua utilização, já que em modo 5Ghz teria sinal mais limitado na distância de cobertura e tenho a sorte de por cá não estar congestionado com redes Wifi:) ...

      Eliminar
  3. Anónimo8/1/14 13:15

    Eu uso routers TP-Link 1043D e nao me posso queixar de nada: por wireless "n" (dependendo se o aparelho é 72 Mbps, 150 ou 300Mbps) consigo bem reais 40-60% do valor da conexäo (o que já é excepcional). Mas ainda que todos os meus aparelhos sejam "n", ainda que na minha zona näo tenha quase nenhumas redes Wifi, prefiro sempre usar cabo: 1Gbps, sem variacoes, fiável e... menos radiacäo. A minha TV também tem WiFi "n", o meu media center também e estäo todos conectados por cabo. Só os telemoveis / tablet por wifi.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que nunca fiz medições, mas como o meu router a 5Ghz consigo velocidades bem melhores do que a 2,4Ghz. Isto no quarto ao lado, porque basta haver 2 paredes de permeio para que os 2,4Ghz ganhem vantagem.

    ResponderEliminar