2014/01/11

Cenários hiper-realistas a caminho dos jogos


Os CPUs e GPUs estão continuamente a aumentar a sua potência, mas a verdade é que continuamos a olhar para qualquer jogo e facilmente se detecta que estamos a olhar para cenários digitais que não enganam ninguém. Não seria bom se todo o poder gráfico que temos à disposição pudesse ser usado para criar ambientes mais realistas? É isso mesmo que uma empresa polaca está a fazer.

A Better Reality tem trabalhado para a indústria cinematográfica na concepção de cenários digitais que parecem reais, mas agora diz que a sua tecnologia pode também ser utilizada em jogos. Há outra empresa polaca que já está a dar uso a esta tecnologia chamada "Thorskan", e que eventualmente poderemos ver no jogo Get Even, mas até lá temos que nos contentar com um vídeo de demonstração das capacidades deste sistema a recriar um edifício em estado de abandono.

Actualização: já temos o primeiro vídeo do jogo Get Even e comprova-se que começará a ser difícil distinguir entre "vídeo" e "CGI"!

Sem dúvida que o resultado é impressionante... só me interrogo se, no meio de um jogo de acção, teremos realmente oportunidade para apreciar o cenário! :)

2 comentários:

  1. Não vejo o interesse em gráficos ainda mais realistas. O que devia ser melhorado era a física nos vídeojogos.
    Quando um jogo é tão realistas e depois acontecem coisas tão absurdas como o que se vê de vídeos do GTA V ou BF4 por exemplo, isso destroi qualquer imersão que uma pessoa ter.

    ResponderEliminar
  2. A falta de 3D na vista pelas janelas é que estraga um pouco a coisa, pois parece que as plantas são apenas pinturas nos vidros.
    Mas daqui a uns tempos com um 4K OLED... ou talvez uns Oculos Rift seja possível uma melhor imersão.

    ResponderEliminar