2014/01/30

Chrome Apps já correm em Android e iOS


Se houvesse dúvidas quanto às intenções do Google em fazer do seu Chrome a plataforma para o futuro, eis que agora se dá mais um passo que não deixa margens para dúvidas: as Chrome Apps podem agora correr também em Android e iOS.

Embora estas apps sejam feitas usando tecnologias web (HTML, CSS, javascript), podem funcionar em modo completamente offline e ter acesso a funcionalidades que uma web app normal não teria, como push messages, alarmes, etc. Com estas novas ferramentas disponibilizadas pelo Google, um developer pode pegar na sua Chrome App e facilmente transformá-la numa app independente que poderá submeter à Play Store / App Store como qualquer outra app nativa.

Embora as Chrome Apps continuem a não passar de uma curiosidade (há alguém que esteja a dar uso frequente a alguma delas?) o que é certo é que esta universalidade de facilmente disponibilizar as apps não só nos ambientes desktop como também no Android e iOS poderá ser bastante atractiva para os developers que dominam as tecnologias web mas estavam receosos de se lançarem na criação de apps nativas para estas plataformas.

Embora existam situações onde não se possa fugir à programação de apps em código nativo (para jogos, por exemplo), para grande parte de apps "banais" as Chrome Apps e o seu encapsulamento para Android e iOS poderão vir a ser um auxiliar precioso para os developers - que no processo ajudarão a promover cada vez mais as web apps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)