2014/01/30

Olympus anuncia OM-D "económica" e uma super-zoom com mira


Embora seja cada vez mais complicado combater a simplificada e comodidade dos equipamentos mobiles, as marcas com tradição nas câmaras fotográficas não deixam de apresentar novos e interessantes modelos com a esperança de cativar clientes. No caso da Olympus isso resultou na nova OM-D E-M10 e a Stylus SP-100.



A OM-D E-M10 é uma câmara que combina elementos da E-M1 e E-M5 num conjunto mais económico que a Olympus anuncia como "sendo uma OM-D para todas as bolsas". Com preços de $700 e $800 (corpo / kit) isso sem dúvida que poderá ser posto em causa por muitas pessoas, mas caso o orçamento o permita terão direito a uma câmara com look retro, sensor micro four thirds de 16MP, estabilização de 3 eixos, sistema de auto-focagem rápida com 81 pontos, fotos a 8fps ilimitadas em JPEG (20 frames em RAW), 3.5fps com tracking AF, ISO 100-25600, e flash pop-up com sincronização 1/250.

O EVF com 1.44 milhões de pixeis tem cobertura de 100% do campo visual e refresh rate de 120fps; acompanhado por um touchscreen traseiro de 3"; WiFi com conectividade com smartphones (via QR code exibido no ecrã da câmara); fotos time-lapse; e muito mais.




Já no caso da Stylus SP-100 temos a maior super-zoom de sempre da Olympus, com zoom de 50x. E onde temos outra estreia bastante interessante: uma mira óptica!

Com zooms desta magnitude é praticamente impossível encontrar aquilo que se quer se estivermos a espreitar pelo visor já com o zoom no máximo. Um bom exercício é tentarem apanhar um avião no meio do céu, sem recorrerem a um zoom out e posterior zoom in tentando acompanhá-lo continuamente. Consciente disso, a Olympus adicionou um pequeno visor extra que se levanta em conjunto com o flash e que disponibiliza uma pequena mira óptica que nos permite saber exactamente para onde estamos a apontar. Engenhoso e prático!

A SP-100 tem um preço de $400 e vem equipada com um sensor de 16MP (1/2.3"), processador TruePic VII, lente 24-1200mm com estabilização de imagem, EVF de 920k pixeis, LCD de 3", AF lock, foco manual, e gravação Ful HD 1080 a 60fps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)