2014/01/29

Escritores de Hollywood contra as medidas abusivas de defesa dos direitos de autor


Quando é que sabemos que as entidades que dizem defender os interesses dos autores estão completamente alheadas da realidade na sua louca perseguição de todos os utilizadores apanhados nas partilhas e downloads? Quando os próprios escritores de Hollywood vêm dizer que não concordam com que as medidas que têm sido praticadas.

O Writers Guild of America veio dizer que a liberdade de expressão e uma internet aberta deverão ser tidas em conta, e consideram completamente abusivas as somas que a MPAA exigiu a sites de partilha como o isoHunt.

Esta associação integra milhares de escritores, responsáveis por muitos dos filmes e séries que são produzidos em Hollywood, e que mesmo sabendo que os seus trabalhos são muitas vezes pirateados e partilhados por milhões de pessoas por todo o mundo acham desproporcionada a forma como a MPAA e outras entidades têm tentado combater o problema em seu nome.

Por isso mesmo, a sua sugestão vai no sentido de aliviar a perseguição e legislação, referindo que os valores astronómicos que muitas vezes são pedidos - no caso do isoHunt a MPAA exigia o pagamento de $600 milhões de dólares, mesmo tendo admitido saber que $5 milhões seriam mais que suficientes para levar todos os visados à bancarrota - apenas têm um efeito mediático, pois nunca serão pagos. E precisamente devido a estes valores astronómicos pedidos, quem pirateia conteúdos saberá que tanto faz piratear um filme ou um milhão deles, pois em caso de ir a tribunal nunca conseguirá pagar as indemnizações pedidas em qualquer um dos casos.

Referem também que esta perseguição exagerada (e até a ameaça de que será crime um qualquer site fazer um streaming de algum conteúdo ilegal) servem como uma enorme barreira para a criação de novos sistemas de distribuição e partilha que visem promover os formatos digitais de forma legal - por receio de que qualquer "incidente" possa resultar num destes processos de caça às bruxas com valores milionários.

Ainda no seu comunicado estão coisas como artistas que só se tornaram famosos devido a cantarem músicas de outros artistas no YouTube; e do perigo destas perseguições poderem significar o fim das redes WiFi partilhadas/abertas (pelo receio de que alguém aceda ou faça download de algum conteúdo ilegal).

Enfim... escritores com bom senso que preferem olhar para o mundo digital moderno como um terreno por explorar e crescer; em vez de reprimir e perseguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)