2014/01/29

Impressora 3D imprime em Fibra de Carbono


As impressoras 3D vão-se disseminando cada vez mais, mas para muitas pessoas continuam a ser encaradas como meros "brinquedos" ou curiosidades que não são capazes de imprimir objectos realmente utilizáveis. Greagory Mark também estava consciente disso, e queria algo melhor... e quando não encontrou o que queria, criou a primeira impressora 3D capaz de imprimir peças em fibra de carbono.

A sua Mark 1 é capaz de imprimir não só no habitual plástico PLA, como também em nylon, fibra de vidro e fibra de carbono. Sendo este último elemento o ponto mais importante na criação de peças que são simultaneamente leves mas têm uma resistência cinco vezes superior ao plástico ABS e uma rigidez 20 vezes superior! Factores bem necessários para a sua empresa que cria ailerons para automóveis de corrida e que o levaram a procurar/criar algo deste tipo.

Tradicionalmente, a criação de uma asa feita à medida em fibra de carbono obriga a usar maquinação CNC, criando uma base em alumínio onde depois são depositadas múltiplas camadas de fibra de carbono manualmente. Com esta impressora, o processo passa a ser automatizado, permitindo total controlo sobre a peça que se deseja fazer, e resultando numa peça com melhor relação peso/resistência do que as peças em alumínio. No caso das peças impressas fazem uma camada exterior em nylon e estrutura hexagonal, mas com reforços em fibra de carbono no interior.

Com um preço de $5000 dólares, não será ainda a impressora que todos iremos ter em nossas casas - mas pelo menos começa a tornar-se possível imprimir peças capazes de ter resistência idêntica, ou até superior, a alumínio. E isso, irá certamente atrair todo um novo grupo de interessados que irá ajudar a democratizar as impressoras 3D cada vez mais.

Sai uma capa para um smartphone feita em fibra de carbono à medida? :)

2 comentários:

  1. http://www.printedsolid.com/testing-new-3d-printing-filament-carbon-fiber-wood-filled-xt-and-more/
    Enquanto não houver mais informações sobre se a impressora consegue controlar a direção das fibras de carbono e a sua dimensão os filamentos com fibra de carbono parecem ser melhor opção e mais barata.
    Duas cabeças é apenas para poderem imprimir em nylon ou outro material que depois é reforçado com fibra num só passo.... Falta é comparação entre as partes impressas e as tradicionais em termos de resistência

    ResponderEliminar
  2. Igual como funcione uma impressao 3D: enquanto estas impressoras nao resolverem o problemas das particulas libertadas para o ar aquando da impressao (ultra perigosas), estas impressoras nao passam de projectos de laboratório. Mais: se o inteligente que produz estas impressoras nao tem medidas de seguranca, de extraccao (segura) de particulas, filtros, etc etc, colocam em grande risco a saúde dele e a saúde pública.

    ResponderEliminar