2014/01/13

Ecrãs OLED Curvos - Vantagem real ou manobra de marketing?


Depois de anos a promoverem as mais valias dos ecrãs planos, fabricantes como a Samsung, LG e outros, apresentam-nos ecrãs curvos e tentam convencer-nos dos seus benefícios. Será que há mesmo vantagens para os espectadores destes ecrãs... ou será que não passa de uma forma de diferenciar visualmente os seus produtos dos modelos anteriores como factor que contribua para a vontade de trocar de televisor?

A Samsung apresenta como vantagens um campo visual mais alargado e uniforme quando se trata de um ecrã curvo - e muitos poderão encontrar um exemplo prático em muitas salas de cinema. Mas há um "pequeno" grande problema que separa estes dois casos: a escala. E esse problema reflecte-se também na forma como a Samsung justifica os benefícios desta tecnologia.


A Samsung refere o maior campo visual mostrando pessoas colocadas a menos de 1m do ecrã; esquecendo-se de referir que a uma distância mais habitual de visualização de 2m (ou mais) essas diferenças são negligenciáveis (e até prejudicam quem estiver a ver de um ângulo ainda mais inclinado em relação ao ecrã.) Num cinema esse problema não se coloca, pois qualquer espectador, mesmo nos lugares mais laterais, continua a estar no alinhamento do ecrã. Mas nas nossas salas, é bastante mais frequente alguém querer espreitar o que está a passar no ecrã mesmo quando está "no outro canto da sala".

Mesmo as vantagens que alguns apontam a nível da redução de reflexos me parecem pouco vantajosas quanto à maior simplicidade de usar um ecrã completamente plano - já para não falar de que, para quem pretender instalar o ecrã na parede, um ecrã curvo parecerá estar a "descolar" da mesma, com os cantos arrebitados.

Talvez numa altura em que os ecrãs comecem a chegar às 150" ou a ocupar toda a parede de uma sala, a opção pelos ecrãs curvos possa vir a ser interessante - mas aplicado a modelos de 55-65"... não me parece que os seus supostos benefícios sejam relevantes (pelo contrário, espero bem que continuem a oferecer a possibilidade de comprar estes ecrãs OLED e Ultra HD, em formato completamente plano.)

1 comentário:

  1. Pelo que eu experimentei o ecrã curvo agradou-me porque fica-se com uma maior sensação de emersão... Claro, se alguém quer pendurar o televisor na parede pode optar por um ecrã plano. Até porque hoje em dia alguém tem só um televisor em casa ?

    ResponderEliminar