2014/01/02

Ford combina automóvel Híbrido com tejadilho Solar


Se já se interrogaram porque motivo os fabricantes não estão a dar mais uso aos painéis solares nos seus veículos eléctricos, poderão gostar de saber que a Ford está a trabalhar nisso. O seu protótipo C-MAX Solar Energi combina um veículo híbrido plug-in com painéis solares no tejadilho dando os primeiros passos para um veículo completamente "livre" das tomadas e combustíveis.



Este C-Max Solar Energi recorre a alguns "truques" curiosos para maximizar o desempenho dos seus painéis solares, usando lentes fresnel para concentrar os raios de sol, que lhe permite recolher 8x mais luz ao longo de todo o dia. O efeito ao longo do dia é o equivalente a uma carga de 4h ligado a uma tomada (8KW). Com as baterias completamente carrgadas a autonomia deste modelo solar é idêntica à do modelo C-Max Energi convencional (1000Km - 33Km em modo 100% eléctrico). Para os dias em que o Sol não coopera, continua a ser possível recarregá-lo ligando-o à tomada eléctrica.

Caso a Ford avance com este modelo, os condutores nos países mais solarengos começarão a poder considerar a possibilidade de começar a viajar de modo 100% eléctrico à custa do Sol (desde que façam poucos quilómetros por dia, é certo). Fico também curioso por saber quando mais poderia ser possível "espremer" do Sol caso se usassem painéis solares também no capot do automóvel - e se o próprio pára-brisas pudesse dar uso a células solares transparentes. Se fosse possível duplicar a área dos painéis e obter o equivalente a 8h de carga por dia... já seria um valor bastante interessante.

... Já estou a imaginar no futuro inverter-te a tendência de procurar um lugar à sombra para estacionar o carro, e passar a haver autênticas batalhas pelo lugar com melhor exposição solar! ;)

7 comentários:

  1. Muitas vezes perguntei que razão os fabricantes não faziam isso, mas pensava que a resposta era por causa dos produtores de petróleo...
    Faz todo o sentido estes automóveis terem painéis solares, assim carregam enquanto os donos estão a trabalhar ou a bronzear ;)
    Espero que seja o primeiro de muitos com esta solução

    ResponderEliminar
  2. Depois é retirar o carro do sol e ligar logo o ar condicionado com o color insuportavel aqui dos nossos meses de verão ;)

    ResponderEliminar
  3. Num país mais "solarengo" (que tem muitos solares) mas que seja pouco soalheiro (que tem pouca exposição solar) não irá ser grande ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. so·la·ren·go
      (solar, relativo a sol + -engo)
      adjetivo
      [Informal] O mesmo que soalheiro.

      Eliminar
    2. Ó Carlos cuidado com as fontes que utilizas. Nem tudo que está na internet é correcto. A não ser eles queiram dizer que informal é o que erradamente as pessoas costumam dizer... Bem sei que a língua vai evoluindo e que se muitas pessoas forem dizendo coisas erradas, com o tempo, elas passam a ser assumidas como correctas, mas que ainda não é o caso deste exemplo.
      Envio-te uns links para analisares:
      http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/solarengo
      http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=14303
      http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=24853

      E este video merece ser visto...:
      http://www.youtube.com/watch?v=8Y7i-c10mwk

      P.S.: Não penses que eu faço isto apenas por implicância, até porque eu gosto de acompanhar o teu blog, contudo acho que todos devemos contribuir para melhorar a qualidade da informação que circula na internet pois desta forma todos beneficiam...

      Tiago

      Eliminar
    3. Nem de propósito, ela explica o que eu acabei de dizer anteriormente, se toda a gente começar a dizer mal a língua evolui...

      http://www.youtube.com/watch?v=gE0TDJFlCHc

      Eliminar
    4. Não digo que não, mas pelo menos aqui na zona sempre foi comum usar-se solarengo como sinónimo de soalheiro - algo que pelo menos está "registado" no dicionário da Priberam como uso informal (o que pelo menos já não me faz passar por completamente "maluquinho" :)

      (E não levo a mal chamares a atenção para estas situações... pois é a discutir - no bom sentido - que se aprende.)

      Eliminar