2014/01/12

Google Play Services 4.1 chega com maior autonomia


O Google Play Services foi a forma que o Google encontrou de levar as suas actualizações de sistema a todos os equipamentos sem ficar dependente das demoradas actualizações feitas pelos respectivos fabricantes e operadores. Com a nova versão 4.1 chega-nos mais um conjunto de novidades, nas quais a melhoria da autonomia será sem dúvida uma das mais apreciadas



Este Google Play Services 4.1 está em processo de distribuição (o Google já explicou porque motivo isso demorará para alguns utilizadores) e entre as novidades encontramos coisas como suporte para jogos multiplayer turn-by-turn (até um máximo de 8 jogadores), em que o estado de cada jogada passa a ser gerida e sincronizado pelos serviços do Google simplificando a vida dos developers; falando de sincronização, passa também a haver uma API de acesso ao Google Drive, simplificando a leitura e escrita de ficheiros nesse serviço do Google, também facilitando a utilização e sincronização de dados em múltiplos equipamentos; melhorias nos serviços de gestão da publicidade do Google; melhor integração com o Google+ (com auto-complete dos nossos contactos/círculos quando se partilha, etc.) e por último... a melhoria da autonomia para os utilizadores com o Google Location Reporting activado.

Todas as melhorias da autonomia são bem vindas, mas suspeito que esta melhoria se vá dever apenas a uma melhor "afinação" na frequência e forma como o registo da nossa localização é feita. O Android disponibiliza vários modos de encontrar a localização com diferentes graus de precisão (e diferente impacto na autonomia) - desde uma localização aproximada com base na triangulação das células de telemóvel, que gasta pouca bateria mas que resulta numa localização aproximada com um raio de várias centenas de metros (ou até quilómetros), até à localização por GPS... mais precisa mas também mais gastadora.

Bastará o Google mudar algumas regras quanto aos cenários em que deverá utilizar uma ou outra, para que isso se possa sentir no nível da bateria no final do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)