2014/01/29

iOS em modo Automóvel


Se são utilizadores de dispositivos iOS (ou Android, é indiferente) certamente já terão pensado porque motivo os sistemas informáticos na maioria dos automóveis parece tão pré-histórico (embora existam algumas excepções... por exemplo, se tiverem um Tesla.) Tanto o Google como a Apple querem levar as suas plataformas para os nossos veículos, e no caso da Apple parece que isso vai acontecer com a chegada do iOS 7.1.

Um developer chamado Steven Troughton-Smith já conseguiu enganar o seu iOS 7 de modo a activar o modo "automóvel" e mostrar-nos o que a Apple anda a preparar para levar o iOS para os automóveis, e onde o ecrã do automóvel passa a servir de ecrã secundário com o qual podemos interagir com o nosso iPhone. Mas também se vê que há ainda muito trabalho pela frente... trabalho esse que já se pode ver na mais recente versão beta do iOS 7.1. Muitos elementos do interface que eram mais aproximados da filosofia do iOS6 - como poderão ver no seguinte vídeo - irão passar ter um aspecto mais adequado ao iOS7.

Seja como for, são sempre tecnologias bem vindas nem que seja pelo aspecto de darem mais visibilidade à necessidade de passarmos a explorar os conceitos de equipamentos "multi-screen". Porque motivo não podemos usar um monitor como ecrã adicional de um smartphone ou tablet - ou vice-versa? Porque motivo não posso pousar um smartphone ao lado de um tablet e usá-lo como palete de ferramentas de uma app que esteja a correr; ou como o mapa de um jogo; ou qualquer uma das muitas infinitas possibilidades?

Com este tipo de sistema que chega aos carros, a par dos sistemas "second-screen" que a Xbox e PlayStation também têm promovido nas salas de estar, penso que se começará finalmente a prestar atenção a estas possibilidades.

Afinal, limitar isto aos carros acaba por revelar uma falta de visão potencialmente catastrófica... pois se imaginarmos que daqui por uma década teremos carros sem condutor nos quais nem teremos que olhar para o painel de instrumentos... que sentido faz querermos estar a usar o nosso smartphone através do carro? ;)



6 comentários:

  1. E um carregador wireless para o smartphone ? O carregador ligado ao isqueiro do carro não é grande coisa.

    É que usar o smatphone como navegador de GPS gasta bateria que é uma coisa parva. A menos que o que gaste mais seja o ecrã permanentemente ligado e, agora, em que o "ecrã do automóvel passa a servir de ecrã secundário", gaste bastante menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já existem "foils" Qi para iPhone, e depois é só usares um suporte de carro com carregador wireless. http://abertoatedemadrugada.com/2013/11/carregador-wireless-qi-para-iphone-no.html

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Então teríamos:

      Peça 1 - carregador wireless (e, ao mesmo tempo, suporte para smartphone), ligado por um cabo ao isqueiro do carro.

      Peça 2 - se o smartphone (como é o caso do iPhone) não estiver preparado para carregamento wireless, o "foil" ligado na entrada.

      Acho que não adianta em relação ao que uso: suporte normal + cabo que vai do iPhone ao carregador no isqueiro do carro. O que queria evitar era o cabo que é sempre uma confusão.

      Eliminar
    4. Pois... o que se ganha é apenas a comodidade de estar sempre no "tira-e-mete" cabos (assim como o desgaste disso). E ficando o cabo sempre ligado ao suporte, permite que o coloques mais disfarçado, pois nao se irá mexer mais nisso.

      Eliminar
  2. O que não há dúvida é que há muito dinheiro a ganhar para quem acertar com o binómio smartphone-carro. Eu só tenho o emparelhamento por Bluetooth/sistema de som e já me dá muito jeito. Se agora fosse trocar de carro já era um item a considerar.

    Este aqui já se está a afiambrar a 100 dólares por um sistema que usa uma app + iBeacon:
    http://www.idownloadblog.com/2014/01/29/automatics-software-update-just-turned-your-car-into-an-ibeacon/

    ResponderEliminar