2014/01/23

Todo o tráfego da China foi redireccionado para uma empresa americana


O que fariam se de um dia para o outro descobrissem que o vosso site tinha recebido centenas de milhões de visitas? Foi o que aconteceu a uma pequena empresa norte-americana devido a um erro monumental na grande firewall da China.



A China pode estar cada vez mais aberta ao ocidente, mas os seus utilizadores têm que continuar a gramar a "grande firewall chinesa" que limita o acesso a sites e conteúdos considerados indesejados. Mas, devido a um estranho e caricato erro, todos os utilizadores chineses que estivessem a tentar aceder a qualquer site estrangeiro acabaram por ser redireccionados para o site da empresa Dynamic Internet Technology (DIT) - uma situação caricata uma vez que esta empresa se especializa precisamente em produtos anti-censura destinados aos internautas chineses!


Durante algumas horas, cerca de um milhão de pedidos por segundo atravessaram meio planeta, levando todos os chineses que estivessem a tentar aceder a qualquer página até à página desta empresa. Sem dúvida que não haverá melhor forma de publicidade do que esta, e imagino o que um pequeno adsense nesta página teria rendido com tal volume de visitas (o mais certo era ficar imediatamente bloqueado por abuso fraudulento! :)

Fica também por explicar como é que este "erro" terá redireccionado todo o tráfego da China precisamente para este site, em vez de qualquer outro (ou nenhum, que seria o mais provável). Mas há sempre a hipótese de que este "erro" acabe por ter sido um acto bem pensando e intencional de alguém que não está muito satisfeito com esta política de censura.

2 comentários:

  1. Suspeito que foi causado por 1 regra de routing mal criada (e.g. a falta de um ! para negar a rota heheh)...
    O que tera acontecido a quem fez isto?

    ResponderEliminar
  2. Luis, sendo China, acho que prefiro nem imaginar :|

    ResponderEliminar