2014/01/23

Notícias do Dia

A Sharp leva os smartphones compactos ao limite com um ecrã de 4.5" Full HD que cabe num modelo de tamanho idêntico a um iPhone; tal como tínhamos previsto, o sistema de captcha do Snapchat foi ultrapassado em menos de meia-hora; a Hasselblad prepara uma câmara de médio formato com sensor CMOS de 50MP; e descobrimos que os sites podem continuar a escutar as nossas conversas no Chrome depois de pensarmos já os ter fechado.

Seguem-se as notícias do dia:

Facebook poderá morrer em 2017?


O Facebook pode ser olhado como um gigante imparável, mas alguns investigadores apontam para que as coisas possam ser bem diferentes já daqui por três ou quatro anos. Segundos estes investigadores da Univ. de Princeton que equipararam as curvas de crescimento ao das doenças infecciosas, os internautas irão ganhando "imunidade" ao Facebook e em 2017 este terá menos 80% de utilizadores do que actualmente.

Certo ou errado, cá estaremos para ver (espero eu), mas não me surpreenderia que o Facebook se fosse tornando cada vez mais numa rede social "para velhotes", sabendo-se que a malta mais nova tem fugido desta rede social precisamente por ser utilizada pelos seus pais.

Acham que faz sentido prever esta morte anunciada do FB?


Juiz diz IP é insuficiente para identificar uma pessoa


Não é o primeiro caso, mas nunca é demais relembrar. Nos EUA mais um caso de downloads ilegais ficou pelo caminho com o Juiz a frisar que um endereço IP não é suficiente para identificar de forma inequívoca alguém que tenha feito um download. Quando muito, poderá identificar a conta ou o router de alguém, mas não se a pessoa que fez o download é a pessoa que está a pagar pelo serviço, um amigo que tenha usado a sua internet, ou simplesmente um vizinho ou desconhecido que estejam a usar a sua ligação sem o seu conhecimento.


Operador O2 britânico "dá a volta" a lei que proíbe aumentos nos contratos


Se pensavam que só os operadores de telecomunicações nacionais é que são criativos na forma de contornar as leis e recomendações, estão bem enganados. No Reino Unido, a entidade reguladora impôs novas regras que permitem aos clientes abandonar um contrato sem penalização em caso de aumento de preços a meio do mesmo. O operador O2 não se preocupou muito com isso, e poucas horas após a entrada em vigor destas novas regras alterou os seus contratos para que ficasse salvaguardado o aumento anual garantido em função da inflação.

Em suma, uma regra que visava manter o preço fixo contratado e que anteriormente poderia estar sujeita ou não a ajuste devido à inflação passa agora a estar garantidamente sujeita a aumento anual.


Calendário de eventos tecnológicos e meetups em Portugal


O nosso calendário de eventos tecnológicos está a fazer grande sucesso e por sugestão de várias pessoas arranjamos forma de facilitar o seu acesso para quem não o quiser subscrever, mas também não quiser estar marcar a página onde o colocamos. Por isso, a partir de agora ele estará também disponível no fundo da coluna lateral aqui no AadM. Basta deslizarem a página até lá... e verem que eventos estão para acontecer. (Sendo que o nosso primeiro meeting-francesinha de 2014 é já este sábado!)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



2 comentários:

  1. Comissão independente diz que espionagem da NSA é ilegal

    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3648433&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

    ResponderEliminar
  2. Nada dura para sempre por isso é natural que o Facebook também não vai durar. Mas para isso acontecer tem que aparecer uma opção melhor... e onde está ela ???

    ResponderEliminar