2014/02/17

AMD DockPort quer ser o standard para as ligações no Futuro


Por muito que se tente, parecemos não nos conseguir livrar de múltiplos tipo de fichas e cabos que complicam a interligação entre diferentes dispositivos. A AMD quer evitar esse problema e propõe-nos algo que poderá vir a tornar-se tão comum no futuro como o USB... o DockPort.



Antes de começarmos a reclamar por "mais um sistema", importa referir que este DockPort já foi aprovado como uma extensão oficial ao standard DisplayPort, permitindo não só a transferência e partilha de vídeo como o transporte de energia (para carregamento de tablets) e também a comunicação de todo o tipo de dispositivos recorrendo ao USB. Basicamente, permite combinar as funções de um cabo DisplayPort e USB numa única ficha.

A vantagem é que tratando de uma porta standard que soluciona vários problemas, poderá ajudar a criar soluções mais universais, evitando o recurso a fichas proprietárias sempre que um fabricante deseja fazer algo que não se enquadre perfeitamente naquilo que o DisplayPort permite fazer, nem que seja tão pouco solucionável com o USB.


Claro que por outro lado, também temos o Thunderbolt que também permite fazer tudo o que este DockPort quer fazer (e mais ainda)... Pelo que, vamos ter que esperar para ver se este DockPort poderá ter alguma hipótese de sucesso - coisa para a qual o factor custo irá ter um papel preponderante. Mas por via das dúvidas é melhor irem-se habituando a este nome.

1 comentário: