2014/02/24

Canon 5D ou 6D?

Quando o "bichinho" pela fotografia digital nos começa a fazer desejar material cada vez melhor, inevitavelmente chegará o dia em que se considera dar o salto para uma câmara com sensor full-frame (de tamanho idêntico ao de um negativo de 35mm). Para os fãs da Canon, decidir entre uma Canon 5D MkIII ou uma 6D poderá causar umas dores de cabeça.



A Canon 5D MkIII é considerada por muitos como sendo a câmara de referência da sua categoria. Mas a Canon 6D oferece-nos um sensor full-frame a um preço bastante mais atractivo, embora com menos funcionalidades.




Será que se justifica pagar os 2650€ pedidos pela 5D face aos 1500€ que nos permitem comprar uma Canon 6D? Era precisamente essa a dúvida de Caleb Pike, que analisa a questão no seguinte vídeo, referindo as principais diferenças entre estas duas excelentes câmaras e que foca alguns dos pontos que poderão ajudar nesta decisão.

Para quem não tiver disponibilidade para ver o vídeo, a opção dele recaiu sobre a 6D uma vez que para o uso que ele pretendia dar à câmara não se justificava pagar a pesada diferença de preço para a 5D.

8 comentários:

  1. Para fotografia também recairia na escolha da 6D mas para vídeo a 5D Mark III parece-me a escolha indicada!

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente sou fã da Canon Eos 7D, pena não ter um sensor Full-Frame.

    Acho até que se a Canon actualiza-se a "velhinha" 7D, com Full-Frame, melhor ISO, Wifi, GPS e outras coisas, não restariam dúvidas de qual escolher... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Myketek, tenho aqui uma 7D e isso já faz 6 anos; o sr. tá coberto de razão isso é uma máquina muito boa e rápida.... ainda mais agora que coloquei um cartão wifi ficou show..

      Eliminar
  3. Sem duvida a 7d é mt boa, era a maquina que tinha antes de passar para a 6d era mt superior em mts coisas, onde noto mais é na lentidão do autofocus
    7d(18-135) vs 6d(24-105) a 6d é mt mt mt lenta e as teclas sem 2 funções Tb é uma desvantagem.. Pra quem tem uma 7d e pense em mudar para a 6d eu digo n façam isso

    ResponderEliminar
  4. Comparar a 7D com a 6D nao faz sentido, sao cameras diferentes feitas para atingir objectivos distintos!
    No entanto entre 5D3 e 6D a duvida tem toda a razao de ser, mas só compra a 5D3 quem gosta de deitar dinheiro à rua. Ou entao quem procure fazer video "mais" profissional por causa da saida de som e para ter dois cartoes de memoria em permanencia. O Autofoco da 6D é mais lento sem duvida, mas nao será por causa disso que alguem vai perder uma foto maravilhosa, se isso acontecer é porque mais valia ter ficado com uma 650D. Para fotografar surf e bola, ai sim a 7D será a escolha e nunca deveria ser full-frame porque a 7D quere-se muito rapida a focar e disparar, para tirar "fotografias" a escolha esperta é a 6D porque no que realmente importa (qualidade de imagem) ainda consegue estar um passinho pequenino à frente da 5D3.
    Sim comprei uma 6D recentemente e estou muito feliz com o casamento :-)

    ResponderEliminar
  5. De facto compara a 7D com a 6D não faz qualquer sentido. Mas as diferenças entre a 6D e a 5DMKIII principalmente em vídeo são muitas.

    Para vídeo se poder pagar a diferença de valor entre as duas opte pela 5DMKIII sem qualquer duvida.

    ResponderEliminar
  6. Não comparei as specs da 7D com nenhuma delas, mas sim o potencial que a Canon Eos 7D tem, considerando o eventual beneficio de custo.

    Bem sabemos que mesmo na Canon não existe ainda a máquina perfeita...

    ResponderEliminar
  7. Os comentarios falam de 7D e 6D já o video entre 5D e uma 6D kkkkk PIADA ESSES caras!

    ResponderEliminar