2014/02/24

Fujitsu revela protótipo de touchscreen capaz de simular texturas


Nos últimos anos vários têm sido os projectos que tentam fazer com que a experiência "touch" dos smartphones e tablets ganhe uma nova dimensão, com sistemas que permitem criar diferentes sensações de texturas numa superfície de vidro lisa. No MWC em Barcelona, a Fujitsu mostra-nos um protótipo do que se poderá vir a tornar comum nos equipamentos do próximo ano.

Este tablet da Fujitsu recorre a um sistema de ultrasons que permite criar diferentes zonas de fricção variável no ecrã. Na demonstração, os utilizadores são convidados a "passar os dedos" pela pele de um crocodilo, pelas cordas de uma harpa japonesa, sentir superfícies em relevo, e até rodarem a combinação de um cofre. Tudo com o adequado feedback físico que torna estas experiências bastante mais "reais" do que se fossem feitas num touchscreen convencional.

Sinceramente, esperava que por esta altura este tipo de tecnologia já tivesse chegado ao mercado - embora, para além do aspecto técnico de conseguir recriar essas sensações tácteis, o sucesso irá depender em grande parte da forma como os developers tirarem partido desta tecnologia. Para começar, o próprio sistema (Android, iOS, etc) deveria dar uso a isto nos elementos de sistema, como teclados, e elementos base do interface (botões, listas, etc.) - mas como sempre, há a velha questão de... para isso é necessário que exista uma quantidade razoável de equipamentos que usem a tecnologia, e para que existam será necessário que o software tire partido disso.

Vamos lá ver se realmente em 2015 isto começa a surgir, e se consegue superar a fase de ser encarado apenas como uma curiosidade e passa a ser algo indispensável para todos os equipamentos touch.

1 comentário:

  1. Será que esse sistema também poderá vir a ser desenvolvido para a Realidade Virtual ? Para podermos sentir as superfícies dos objetos e das pessoas ? Seria perfeito...

    ResponderEliminar