2014/02/03
Flappy Bird leva a frustração aos tops do Android e iOS
Poderia pensar-se que os utilizadores de equipamentos Android e iOS não apreciassem jogos cujo único propósito parece ser causar a maior dose de frustração no mais curto período de tempo possível, mas olhando-se para este sucesso do Flappy Birds, somos obrigados a repensar isso.
O conceito de jogo deste Flappy Bird (disponível gratuitamente na Play Store e na App Store) não é propriamente novidade, é um jogo com design retro 8 bits onde temos que tentar fazer voar um pequeno pássaro pelo maior tempo e distância possíveis, simplesmente tocando no ecrã. A única diferença é que no caso de Flappy Bird, isso é uma tarefa praticamente impossível e que nos leva a um "game over" em poucos segundos!
Para além disso, o caso torna-se ainda mais caricato por ter sido feito um pequeno developer independente que graças à popularidade deste jogo "impossível" conseguiu o feito bastante incomum de conseguir ter três dos seus jogos simultaneamente no top 10 da App Store.
Actualização: o criador do jogo diz que vai remover o jogo das stores devido à pressão mediática a que tem sido sujeito.
Não sei se este fenómeno viral se deverá mais propriamente ao facto do jogo ser incrivelmente frustrante, ou ao facto de o ser em apenas poucos segundos - o que permite condensar essa frustração em apenas alguns momentos que nos fazem querer repetidamente voltar a tentar (já que cada tentativa não irá demorar muito mais tempo até reiniciar todo o processo).
Resta agora saber se este será um daqueles casos que tão depressa se torna um fenómeno como rapidamente desaparece sem deixar rasto assim que as pessoas se fartam dele e encontram novo entretenimento; ou se se poderá vir a tornar um mega-fenómeno mais duradouro, ao estilo do que aconteceu com o Angry Birds, por exemplo.
E vocês... já experimentaram e desesperaram com este Flappy Bird?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Está instalado mais ainda não o abri. Parece que esta pratica é cada vez mais recorrente, em mim. :(
ResponderEliminarExactamente igual aqui. Mas quando vi o post aqui no Aadm achei estranho uma vez que fiz o download ontem(dia 2) a pensar que seria apenas "mais um" jogo. Decidi jogar antes de ler o artigo do Carlos e tudo o que falam e indicam aqui, foi o que eu critiquei quando me deparei com o ridículo do jogo e a sua dificuldade. Eu falo por mim, é daquele tipo de jogo que ou consigo adaptar-me a ele e chegar a um nível engraçado e o seu avanço será constante e não aleatório, ou desinstalo num curto espaço de tempo.
EliminarSeja como for, não deixa de ser bom ver este tipo de situação, o facto de ser um dev independente e conseguir cativar massas, mesmo que por pouco período de tempo. Mesmo que leve ao esquecimento.
10 minutos.. e desinstalei!! :D
ResponderEliminarPode ter chegado ao 1º lugar na Appstore, mas era ver quantas pessoas ainda o têm instalado... Eu instalei no Android, tentei 5 vezes e desisti... E claro, desinstalei! Dos jogos mais frustrantes que alguma vez joguei!
ResponderEliminarDevo dizer que instalei, com a indicação de um amigo como sendo o jogo mais estúpido e difícil de sempre.
ResponderEliminarE concordo, é estúpido e difícil, mas também tem o seu que de viciante, e já cheguei ao 36. :)
Fiquei mesmo espantado a ver um post sobre este jogo aqui!
ResponderEliminarRealmente é um jogo bastante frustrante, mas também muito viciante!!
Aconselho a jogar com sono, porque os meus melhores resultados foi dessa forma xD
"Nível" 62 :p