2014/02/20

HTC One vai ter duas câmaras traseiras?

A HTC tem passado uma fase difícil mas continua a ser uma marca que nos oferece alguns dos mais apetecíveis smartphones Android no mercado. Para breve está a chegada do novo HTC One que virá substituir o anterior modelo de referência da marca com o mesmo nome, e que parece estrear algo... original.

No One anterior, a HTC estreou uma câmara com ultra-pixels que prometia maior qualidade e sensibilidade em baixa luminosidade, à custa de pixeis maiores. Mas no novo One a HTC parece ter optado por uma táctica diferente: para além de um dual-flash LED com duas tonalidades (como o que vimos no iPhone 5S) e que permitirá tirar fotos com flash com cores mais naturais; vamos ter duas câmaras traseiras.

A grande incógnita é saber o que a HTC pretenderá fazer com elas, já que as possibilidades são imensas. Desde logo pensei (temi!) que o objectivo fosse captar imagens em 3D, mas o seu tamanho diferenciado parece indicar que não será esse o seu principal objectivo, embora possa ser sempre utilizada para criar um efeito 3D ao estilo das Lytro. Poderíamos também congeminar que se trataria de algo mais avançado como um sistema de visão térmica como o que a FLIR anunciou recentemente para smartphones; mas parece-me que isso seria demasiado específico (e caro) para ser incluído num smartphone de consumo generalizado.

Resta-nos esperar que seja algum sistema milagroso que permita tirar fotos com pouca luminosidade (seria fantástico se fosse algo como aquela câmara de visão nocturna a cores) e que passe a ser a nova referência no segmento.

E vocês... que pensam que HTC pretenderá fazer com duas câmaras traseiras neste novo HTC One?

2 comentários:

  1. Eu acho que é só para dizer "Ai é?! Ai é?! Mas o teu smartphone só tem uma camara e o meu tem duas!! na na na na na na..."

    ResponderEliminar
  2. Será a meu ver uma segunda camera para processamento de luz, ou seja um HDR mais realista e possivelmente um refocus de fotos... Just my 2 cent

    ResponderEliminar