2014/03/20

Cloak - um rede anti-social que te ajuda e evitar quem (não) quiseres


Desde os primeiros momentos que a tecnologia permitiu partilhar o local por onde se anda que muitas pessoas usaram essa informação para irem ter com os seus amigos. Mas, há também quem queira fazer o oposto, ajudando-nos a evitar quem não desejamos encontrar.



Esta app chamada Cloak pretende criar um "manto de invisibilidade" que vos permite escapar a todo o tipo de encontros indesejados com ex-namorados(as), colegas de trabalho chatos, e toda e qualquer outra pessoa com quem simplesmente não se queiram deparar. Para isso apenas têm que os convencer a utilizar o Foursquare ou Instagram (caso ainda não o façam), pois são os serviços que a app utiliza para saber por onde é que eles andam e alertar-vos para manterem a devida distância, sendo que no futuro pretendem recorrer a mais serviços por forma a obterem um mapa ainda mais fidedigno da sua geolocalização.

Na prática, não faz nada que já não pudessem fazer usando os ditos serviços, e vem uma vez mais relembrar de que nem sempre o uso que se faz da tecnologia será aquele que inicialmente se previa que lhe seria dado (neste caso, o de usar esta localização para facilitar os encontros, e não para os evitar) - para além das óbvias questões de privacidade, sempre que partilham publicamente, directa ou indirectamente, a vossa localização. (Não será difícil imaginar que um dia destes surja uma app que auxilie ladrões, informando-os de quando é seguro atacarem um casa, tendo a confirmação de que o respectivo dono está a mais de 40 ou 50Km de distância!)

No caso deste Cloak, acho que o seu propósito acaba por nem ser assim tão anti-social como poderá parecer à primeira vista: afinal, se tiverem "conhecidos" que se dão a este trabalho para vos evitar... é sinal de que também estarão melhor sem darem de cara com eles.

5 comentários:

  1. Carlos, sei que isto não é o local certo para pedidos, mas eu sei que um dia destes criaste um artigo àcerca de um programa que repõe as definições do windows ao reiniciar. É um programa usado para evitar que utilizadores mais "ousados" (carregam em tudo o que vêm à frente) alterem as definições e instalem tudo o tipo de spam e outras coisas indesejáveis. Estava mesmo a precisar desse programa, ja procurei e não encontrei. Atenciosamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que será este: http://abertoatedemadrugada.com/2014/02/reboot-restore-rx-mantem-o-teu-windows.html

      Eliminar
    2. Muito obrigado... É mesmo esse. Continuação de um excelente trabalho...

      Eliminar
  2. Por favor, alguém pode me ajudar como usar o cloak?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. completando a minha pergunta, instalei no meu celular. Agora não sei como informar no aplicativo as pessoas que quero saber onde se encontram

      Eliminar