2014/03/20

FireChat é uma app de mensagens que não precisa de Internet


Recentemente temos assistido a um aumento do número de apps que permitem comunicar de forma anónima, sem registos nem logins. Esta app para iOS que hoje vos apresento permite não só dispensar o registo de utilizadores para enviar mensagens de forma anónima... como também dispensa também a necessidade de internet.



Este FireChat não é a primeira app a recorrer a ligações bluetooth e WiFi directas para comunicar com dispositivos que estejam por perto, e que no iOS são facilitados pela existência do Multipeer Connectivity Framework, que trata disso automaticamente. Mas há um pormenor que faz toda a diferença.

Usando este sistema, os equipamentos poderiam comunicar apenas com outros que estivessem por perto, num raio de 20 ou 30 metros. Mas o FireChat adiciona a capacidade de criação de uma rede "mesh", onde cada dispositivo serve de repetidor para os outros, fazendo com que estas dezenas de metros facilmente se multipliquem no caso de locais povoados como estádio, recintos de concertos, escolas, etc. Nestes casos, as mensagens saltarão de dispositivo em dispositivo, podendo chegar a pessoas que estão a centenas de metros de distância, sem necessidade de uma ligação directa entre o ponto de origem e o de destino.

É uma ideia engraçada, e o único problema é que neste caso em que existam centenas de pessoas por perto a usar esta app, rapidamente o fluxo de mensagens se pode demasiado excessivo para que possa ser seguido comodamente. Mas isso é algo que os criadores da app poderão resolver em breve, com a criação de "salas/canais" que permitam organizar as conversas.

3 comentários:

  1. Significa que não é possível seleccionar uma pessoa correcto? É tipo, rádio quem estiver na mesma frequencia :)

    A ideia é engraçada mas não passa disso acho eu, uns anos atrás e teria bastante sucesso, actualmente as escolas portuguesas já tem redes wifi, o metro também vai ter, as apps agora são ilimitadas. O que quero dizer é que o target da app já tem mais que opções, algo que mudou depressa, porque ainda me lembro de ligar o wifi para ver se tinha alguma rede aberta visto que não compensava ligar os dados moveis para estar um par de minutos.

    Mas vou dar uma oportunidade mesmo assim :)

    ResponderEliminar
  2. Meu deus... a app messager para os forever alone anti sociais...... levantem-se e andem esse 30 metros até à pessoa e falem com ela...

    ResponderEliminar
  3. Se criaram ess app para o bem de alguma coisa boa se enganaran porque so tem viado se passando por mulher e a falta de educaçao das pessoas e tudo nesse chat,uma verdadeira imbecilidade.

    ResponderEliminar