2014/03/24

HealthPatch substitui vários sensores de saúde por um único de tamanho reduzido


A imaginar pela quantidade de dispositivos que se preparam para chegar ao mercado e que prometem registar todos os nossos dados biológicos, podemos recear um futuro onde cada pessoa mais pareça ser um cyborg carregados de pulseiras, braceletes, faixas na cabeça e no peito, sensores nos braços e pernas, etc. etc. Mas pode ser que não, se acreditarmos em coisas como este HealthPatch.

Em vez de carregarmos tudo isso, este HealthPatch da Vital Connect mostra que é possível substituir-se um numeroso conjunto de sensores por um sóe pequeno dispositivo colocado no peito.

Este pequeno "laboratório em miniatura" é capaz de medir a frequência e variabilidade cardíaca, ritmo respiratório, temperatura, postura do corpo, passos e quedas (assim como avaliar a sua gravidade), nível de stress, e qualidade do sono. De resto a companhia mostra-nos como tudo isto poderia ser bem útil para efeitos de diagnóstico, assim como o de enviar alertas em caso de serem detectados sinais de alarme, como um potencial enfarte cardíaco.

Questões à parte com a privacidade dos dados, seria uma ferramenta valiosa não só a nível pessoal como a nível da simplificação da vida dos médicos, permitindo um registo continuado destes parâmetros vitais de cada paciente.

Parece-me uma área propícia a uma grande revolução nos próximos anos, e não será por acaso que a Apple foi buscar um dos responsáveis pela área de investigação e desenvolvimento desta mesma empresa no início do ano. Parece que o tiro de partida já foi dado, agora é só esperar pelos primeiros a chegar à meta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)