2014/03/25

HTC apresenta o novo One (m8)


A HTC já revelou o seu novo modelo topo de gama para 2014, e que continua a manter a designação do anterior: HTC One. Apostando no design e na qualidade de fabrico que conquistou fãs e adicionando algumas novidades originais (como a dupla câmara traseira)... será este o modelo que a HTC precisava para voltar ao pódio dos topo de gama Android?

O ecrã Full HD cresce para as 5" (ainda assim é o mais pequeno, comparando com os seus concorrentes: Galaxy S5 com 5.1", Sony Z2 com 5.2", e LG G Pro 2 com 5.9") e o CPU passa a ser um Snapdragon 801 a 2.3Ghz com 2GB of RAM. O HTC One passa a ter ainda mais partes em alumínio, e agora ganha também um slot microSD (até 128GB). A bateria sobe dos 2300 para os 2600mAh, e a versão Android de base é o 4.4, mas complementada pelas habituais alterações da HTC (Sense 6.0).

Alterações essas que serão bem vindas pelos utilizadores. A HTC adicionou algumas funcionalidades interessantes, como gestos que lançam automaticamente certas acções; e o ecrã Blinkfeed passa agora a contar com informação de apps externas como o Fitbit e Foursquare... tornando-se quase em Live Tiles ao estilo Windows Phone. O Fitbit passa a dar uso aos sensores de movimento do novo One, dispensando o uso do sensor externo. (Outro detalhe interessante, as apps passam a estar disponíveis e actualizadas via Google Play, assim acelerando o processo de actualização).

A câmara traseira mantém a resolução da do ano passado (4MP) mas agora é acompanhada por uma câmara secundária que lhe permite recolher informação de profundidade para permitir a refocagem das fotos. Teremos que esperar pelos testes para ver que tal se comporta, mas as reacções iniciais são de que continua a ser o principal ponto fraco deste equipamento - sendo caricato que a câmara frontal de 5MP tenha resolução superior, e por vezes melhor qualidade, que a câmara principal. Ainda a respeito da câmara, enquanto os seus concorrentes já permitem gravar vídeo Ultra HD, o One fica-se ainda pelo Full HD.


O novo HTC One também vai estar disponível em versões developer e Google Play Edition (era bom se o Google o colocasse à venda no Google Play cá, como fez recentemente com o seu Nexus 5).

3 comentários:

  1. A versão google play edition terá atualizações de software como os nexus?

    ResponderEliminar
  2. Sim, é esse também o objectivo.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho estado acompanhar as reviews sobre o M8 e não consigo perceber se a câmara do M8 é de facto muito má ou simplesmente abaixo dos seus concorrentes. Será possível haver um post sobre o assunto? E já agora, a vossa opinião sobre este aparelho. Obrigado.

    ResponderEliminar