2014/03/21

Intel estreia primeiro Core i7 octa-core ainda este ano


Hoje em dia até um CPU de gama média é mais que suficiente para a maioria das coisas que os utilizadores pretendem fazer; mas isso não faz com que os fabricantes como a Intel deixem de lançar modelos "de topo" capazes de entusiasmar aqueles que não abdicam de ter as máquinas mais potentes do momento. Na segunda metade deste ano a Intel vai trazer-nos o seu primeiro CPU octa-core real destinado ao mercado de consumo (já que no mercado dos servidores, já temos isso e mais.)



Este Intel Core i7 Extreme Edition (Haswell-E) terá 8 núcleos de processamento que se duplicam em 16 virtuais via Hyper Threading, e será acompanhado pelo novo chipset X99 "Wellsburg" com suporte para memória DDR4. A Intel ainda não disse que velocidades se poderá esperar deste Core i7, mas quando ao X99, alguns slides inadvertidamente revelados indicam que terá seis portas USB 3.0 e oito portas USB 2.0, 10 portas SATA de 6Gbps, oito portas PCIe Gen2, e coisas como o Intel Rapid Storage e RST Smart Response que permite usar um SSD como cache de um disco para acelerar o desempenho do sistema.

Ainda é cedo para conhecermos os preços, mas como é costume, acompanhar a vanguarda da tecnologia raramente fica barato. Mas pelo lado positivo é fácil antecipar-se que daqui por mais um ou dois anos, este tipo de desempenho seja algo que já tenha passado para a gama média de CPUs, e estará mais facilmente (e economicamente) ao alcance de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)