2014/03/31

LEPA lança fonte de 1700W

Numa altura em que a maioria das pessoas se preocupará em fazer com que os seus computadores sejam o mais poupados possíveis, há também aqueles para quem a potência disponível seja sempre insuficiente. E é precisamente para estes últimos que a LEPA concebeu a sua fonte de alimentação de 1700W MaxPlatinum.



É o tipo de fonte que irá agradar a quem tenha sistemas triple e quad-SLI e para quem os overclocks estejam nos genes - e que não tenha grandes problemas em lidar com a factura mensal de electricidade associada. Felizmente, esta 1700W MaxPlatinum é acompanhada por versões mais modestas, de "apenas" 1375 e 1050W, e todas elas com certificação 80 PLUS Platinum, que lhe garantem a mais elevada eficiência.

No caso do modelo de topo, podemos contar com as habitais fichas de alimentação da motherboard, a que se somam: 10 fichas para PCIe; 14 fichas para SATA; 10 fichas de 4 pinos molex; e 2 fichas para drives de disquetes. Não me pareça que haja espaço para "queixas".

As fontes de alimentação são um dos componentes mais ignorados por que monta um computador às peças. Normalmente toda a atenção vai para o CPU e GPU, e depois de se passar pela motherboard, discos, etc. a fonte de alimentação é muitas vezes relegada para "a mais barata que houver". No entanto, é preciso não esquecer que todo o sistema vai depender da qualidade deste componente indispensável. Não digo que tenham que cair no exagero de optar por uma fonte como este, de 1700W; mas se calhar... não será mal pensado optar por uma boa fonte de 500 ou 600W em vez de irem para "as baratuchas".

4 comentários:

  1. Eu também era assim, não ligava nenhuma à fonte de alimentação. Pensava: "Se liga é porque aguenta e está boa!"
    Foi só quando fiz a actualização da minha máquina jogos, que me apercebi que mesmo que ligue, pode não ter a potência necessária para tirar todo o partido da motherboard/gráfica e temos gráficas topo de gama que não funcionam como tal...

    ResponderEliminar
  2. Caraças, mas tanta força para uma fonte de alimentação! Acho que punha abaixo a luz lá de casa quando ligasse esse bicho! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A PSU só gasta aquilo que tem de alimentar (ok, não é bem assim mas para o exemplo serve). :)

      Eliminar
  3. De facto a maior parte das pessoas pouco liga a PSU.

    Sempre considerei uma boa PSU essencial para a estabilidade de todo o sistema, e mais que potência, procuro sempre as que mais estabilidade nas linhas me dão e quantos amperes tenho em cada uma. Só depois me preocupo com o resto.
    Tento, por norma, nunca deixar menos de 10% do valor total do computador para a PSU.

    Até porque uma boa PSU com uma potência algo generosa, dura imensos anos.

    ResponderEliminar