2014/03/06

Mozilla lança mozjpeg para comprimir ainda mais os JPEGs


Há vários tipos de pessoas que deviam ser sujeitas a tortura contínua pelo resto da sua vida, e nesse grupo podemos incluir todas as pessoas que insistem em usar os formatos ou as compressões erradas nas imagens. A Mozilla quer evitar isso nos JPEGs, e anunciou um novo projecto que pretende comprimir os JPEGs da forma mais eficientes: o mozjpeg.

Se por cá andam há algum tempo certamente lembrar-se-ão daquele artigo onde abordo os diferentes formatos mais adequados para cada tipo de imagem, mas a triste realidade é que mesmo hoje em dia continuamos a deparar-nos com sites onde insistem em usar um PNG com vários megabytes para mostrar uma foto que poderia ocupar 10% do tamanho em formato JPEG, ou JPEGs com qualidade máxima em situações em que uma versão com 10% de qualidade resultaria numa imagem quase indistinguível com uma fracção do tamanho.

Sabendo-se que as imagens são responsáveis pela maior parte do "espaço" ocupado pelas páginas, torna-se fácil perceber porque motivo todos desejam usá-las da forma mais eficiente (com a excepção das pessoas mencionadas no primeiro parágrafo). O Google tem tentado convencer-nos a usar um formato mais eficiente (o WebP), mas como se tem visto, não é algo muito fácil de fazer...

Por isso a proposta da Mozilla segue outro caminho: em vez de tentar substituir os JPEGs por outro formato que não é universalmente aceite, propõe a utilização de um compressor mais eficiente - o mozjpeg - que continuará a criar JPEGs compatíveis com tudo o que existe, mas "espremendo-os" ao máximo.

Os resultados mostram uma redução de cerca de 10% face aos JPEGs normais, o que poderão não parecer muito... até nos lembrarmos que 10% de um Petabyte respresentariam 100 Terabytes de poupança de tráfego. E isto sem que seja necessário tentar convencer "o resto do mundo" a suportar um novo formato de imagem.

4 comentários:

  1. Prometem muito e do que testei serve em muitos casos, senão todos: http://www.jpegmini.com/.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso eu agora uso um site para comprimir com perda os PNG que uso como icones.

    https://tinypng.com/

    Pricipalmente quando até têm mais cores na prática ficamos com a compressão de um jpeg com a qualidade de um PNG :)

    ResponderEliminar
  3. Ai essa matemática! 10% de 1000 = 10 ?

    ResponderEliminar