2014/03/21

Placed dá uso aos iBeacons dentro de casa


Os iBeacons têm dado bastante que falar, quase sempre associados a lojas e usos comerciais, onde as pessoas que passem por perto serão notificadas de promoções ou demais informação relevante. Mas, a sua utilização não se limita a esses casos, e poderá também ser posta em uso dentro de nossas casas.



Algumas pessoas já estarão a dar uso às tags NFC para lançar diferentes apps e perfis, tocando com os seus smartphones nas mesmas. No caso dos iBeacons, o sistema recorre ao mais popular Bluetooth para permitir um funcionamento mais abrangente, e onde é possível até medir o grau de aproximação a que estamos do emissor

Com este Placed, é possível definirmos o comportamento que queremos dar quando nos aproximamos de determinados iBeacons, permitindo fazer coisas como: quando se está na sala lançar uma app de controlo remoto para controlarmos o televisor; quando se entra no quarto mostrar os alarmes que temos definidos para o dia seguinte, na cozinha lançar uma app com receitas, ou a lista de compras caso estejamos mais próximo do frigorífico, etc.

Agora só precisamos que os iBeacons se popularizem e tenham o seu preço reduzido. Imagino que o seu hardware não tenha que ser muito diferente das "tags bluetooth" que são usadas para evitar perderem-se os objectos - sendo que também podem criar os vossos próprios iBeacons usando um Raspberry Pi e um módulo Bluetooth, ou usando até um iPhone ou iPad para esse efeito. (E é preciso referir que nada impede um Android de usar um iBeacon para funcionalidade idêntica, embora o suporte para Bluetooth 4.0 pareça só ter ficado "decente" com o Android 4.4 - a avaliar por várias apps das tags Bluetooth para os objectos perdidos, que não conseguiram suportar convenientemente equipamentos com versões anteriores.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)