2014/03/12

Raspberry Pi ganha placa de som de alta-qualidade


Para a maioria das pessoas, a entrada e saída de áudio do pequeno Raspberry Pi serão mais que suficientes para as actividades que têm em mente; mas para aqueles que procuram algo melhor, existe agora uma placa de som à altura.

Se é certo que poderão recorrer a uma placa de som externa via USB, esta placa liga-se directamente aos pinos P5 do Raspberry Pi e conta com um processador de áudio da Wolfson que permite ter som de 24bits e 192Khz. Depois, temos entradas e saídas analógicas e digitais, e também dois microfones MEMS integrados na própria placa (que poderão usar para coisas como reconhecimento de voz, por exemplo).

Esta placa está disponível por $33 e adapta-se perfeitamente ao formato reduzido do Raspberry Pi facilitando a sua utilização para todo o tipo de aplicações onde exista uma necessidade de ter um componente áudio mais... cuidado.

E vocês, que uso têm dado ao Raspberry Pi - ou limitam-se a utilizá-lo como media player com o XBMC? :)

[via Engadget]

4 comentários:

  1. Eu faço os meus backups de bluray em 1080P (entre 5 - 15Gb) com som dts HD, consegue o Raspberry Pi fazer o playback e (importante!) converter a stream dts HD em stereo pcm? É que inicialmente estava para comprar um Raspberry Pi para xbmc, mas não tinha potência (ou o software não estava optimizado)para 1080p mais converter áudio dts/dts HD em stereo. Tenho um sistema barato AMD E-450 e faz tudo na perfeição com o XBMC em Windows (só os backups em 3D em full frame é que não vão lá no win DVD ou power DVD)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No vídeo não há chatices, o Rpi faz o decode por hardware. Na conversão do DTS para stereo é que não te sei dizer... deixo isso a cargo do amplificador. :)

      Eliminar
    2. Ja vejo que tens isso tudo bem arranjado, só te falta (falta?) a TV 65" 4k lol tenho um sistema de som sony bastante jeitoso que ainda é demasiado novo para a reforma, e é Stereo PCM (ou seja, tem que ser xbmc a converter as dts em pcm). O GUI em Raspberry PI também está em 1080p fluído? É que se um Raspberry + esta placa (a placa de som a tratar por hardware as streams dts) dessem conta do recado, ficava um sistema por 70-80€... claro que aí entra na fronteira duma Apple TV.

      Eliminar
    3. Não. Se a nível de decoding aquilo funciona bem e sem espinhas, a nível de interface não está ao nivel que eu considere aceitável. Em grande parte será devido à não aceleração por hardware desses elementos (ao contrário dos streams de vídeo). Mas pode ser algo que esteja para breve, pois finalmente disponibilizaram o source-code de partes do GPU, que poderá permitir tirar total partido dele em código open-source.

      Eliminar