2014/03/01

Resolve a sequência: 2,4,8

O vídeo que vos trago hoje será bom para todos os que são ases na resolução de problemas matemáticos... e para os que não são. Se vos pedirem para encontrarem a regra que deu origem a uma sequência de números conhecendo apenas três números, acham que seriam capazes de o fazer?

É precisamente esse o desafio: tentarem descobrir a regra que alguém está a imaginar com base em três números; só que em vez de dizerem qual é a regra, têm que a comprovar respondendo com uma sequência de três outros número ao qual se dirá se seguem a mesma regra ou não.

Mas antes de revelar mais... o melhor é verem o vídeo:


Dada a sequência 2, 4, 8, a maioria das pessoas imaginará automaticamente que a regra é multiplicar o número precedente por 2. Por isso responderão com algo como 8, 16, 32 - obtendo uma resposta afirmativa de que essa sequência segue a regra.

Só que depois dizem-lhes que a regra não é essa de multiplicar por dois, e a maioria das pessoas começa a atirar números como 1000, 2000, 4000; e outros que... seguem a regra; sempre com a resposta afirmativa.

Admito que por esta altura já estava a imaginar a regra realmente correcta, mas no vídeo ainda demorou algum tempo até começarem a dar sequências fora do comum, como 2, 3, 7, e outras que quebravam a suposta regra implícita da multiplicação por dois... mas que continuavam a ter resposta afirmativa à misteriosa regra. Até que finalmente alguém disse 9, 8, 7 e obteve uma resposta negativa - o que imediatamente levou à formulação da regra correcta: de ser uma sequência de números ascendentes.

É uma lição que visa demonstrar que as pessoas se "agarram" àquilo que pensam ser correcto mesmo quando lhes é dito que não é; e que por vezes demonstrar que algo falha acaba por ser mais revelador do que insistir continuamente naquilo que confirma o que pensamos.

... A não esquecer da próxima vez que tiverem numa situação idêntica... e que tantas vezes acontece, mesmo sem número pelo meio! :)

1 comentário:

  1. Resolvi por volta do 1:10, também comecei por pensar que era o dobro mas assim que ele disse que não, que entrava na regra dele mas não era A regra, sugeri (a mim próprio claro xD) que seria números ascendentes.

    ResponderEliminar