2014/03/01

Google quer facilitar a criação de ensino interactivo com o Oppia


A tecnologia tem evoluído a ritmo alucinante nas últimas décadas, e graças a ela também a sociedade se transforma. No entanto os sistemas de ensino muitas vezes não têm capacidade para reagir a tudo o que vai acontecendo, e dá-se o caso da maioria dos professores ainda utilizar métodos... "pré-históricos" que poderão não resultar na forma mais eficiente de usar o seu tempo.



Este Oppia é um projecto open-source promovido pelo Google que visa facilitar a criação de experiências de aprendizagem interactivas. O objectivo é simular um diálogo personalizado entre um aluno e um professor, adequando o problema a cada aluno individualmente, e onde cada nova situação adicionada por um professor ou educador poderá ser usada para melhorar o mesmo tipo de problema de outro professor.

Pelo exemplos que são mostrados este Oppia tem realmente imensas potencialidades, e acho que ninguém pode negar que é bem mais agradável para um aluno ter um sistema interactivo que acompanha o seu ritmo e a sua forma de pensar do que um plano pré-estabelecido que trata todos por igual.

Com este tipo de sistemas automatizados, os professores poderão concentrar-se mais nos aspectos importantes do ensino, deixando que as coisas que habitualmente "ocupam tempo" sejam feitas de forma mais eficiente com a ajuda da tecnologia que temos actualmente à disposição.... como o evitar de andar a contar quantas "cruzinhas" cada aluno pôs no quadrado certo em cada teste.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)