2014/03/01

Nissan desenvolve espelho retrovisor inteligente para automóveis


Os espelhos retrovisores são fundamentais para circular em segurança, mas isso não impede que não se possa dar uso a tecnologias mais recentes para melhorar este acessório de longa data. É precisamente isso que a Nissan está a fazer com um espelho retrovisor que alia o funcionamento tradicional às novas tecnologias digitais.

Já temos visto espelhos retrovisores com ecrãs integrados por baixo da sua superfície semi-espelhada, mas este espelho inteligente da Nissan vai mais longe. Para além de funcionar como um espelho convencional, basta um toque para que o espelho se transforme num ecrã panorâmico que mostra uma imagem desobstruída do que se passa atrás do veículo captada por uma (ou mais câmaras).

Isto tem como vantagem não estar dependente do design do veículo (que muitas vezes têm janelas traseiras pequenas, ou encostos de cabeça volumosos no bando de trás que tapam a visão) nem dos passageiros que viajam nos bancos de trás. Para além disso, com um pouco de inteligência digital, o sistema conseguem compensar e atenuar situações de brilho excessivo como o Sol ou faróis de outros veículos, que num espelho convencional incomodariam o condutor (e que ao escurecerem por todos, também diminuem a visibilidade do ambiente circundante).

Por mim, venha já hoje! E com sistemas deste tipo, o próprio vidro traseiro do veículo passa a ser algo "opcional" que até poderia ser completamente removido, permitindo a criação e exploração de novos formatos de veículos potencialmente mais eficientes.




1 comentário:

  1. A conduzir os espelhos laterais são bem mais importantes do que o retrovisor.
    "Ah, mas assim com está técnica, reduzem-se os ângulos mortos que são o ponto crítico dos espelhos laterais !"

    Pois mas este retrovisor-TV aumenta o "ruído"/distração. A conduzir a atenção tem que estar virada para a frente e não para o que se passa atrás (ou então sou eu que conduzo um bocado depressa).

    ResponderEliminar