2014/04/09

AutoCast faz multitasking no Chromecast


O João Dias já é conhecido pela enorme quantidade de plugins que tem desenvolvido para o Tasker - uma daquelas apps obrigatórias para quem quer espremer o máximo do seu equipamento Android - e agora traz-nos um novo plugin que vem mesmo a jeito para quem tiver um Chromecast: o AutoCast.

O Chromecast é um produto interessante que permite transformar qualquer televisor num receptor para conteúdos enviados da Internet ou do nosso Android, mas sofre de uma limitação: apenas faz uma coisa de cada vez. Com este AutoCast é possível combinar múltiplos conteúdos que serão exibidos no ChromeCast, como notificações que surgem enquanto estão a ver um vídeo, por exemplo.

É também possível criar homescreens personalizados, que mostram o estado do tempo ou inúmeras outras informações do vosso smartphone; e como sempre nestas coisas do Tasker, isto são apenas algumas das infinitas possibilidades que se abrem quando se começam a combinar os scripts do tasker e a sua integração com muitos outros plugins.

Podem ver mais plugins para o Tasker do João Dias aqui, que incluem os também obrigatórios AutoVoice, AutoRemote, e outros (incluindo até alguns para integração com domótica e que nos permitem controlar equipamentos por voz).

3 comentários:

  1. Anónimo9/4/14 13:15

    eu comprei o tasker, criei meia dúzia de tarefas para poupar energia (estilo se ecrã desligado, desligar WiFi, dados e Bluetooth, etc) e o que notei numa semana de utilização do Tasker: programa MUITO complexo (e potente) e com muito pouca informação, para não dizer o programa com a pior "ajuda" possível; pior. .. consumo de energia! Ou seja, mesmo desligando coisas com o ecrã desligado, na hora de dormir também, etc etc o consumo de bateria aumentou! Resolvi ir desligando as tarefas e o consumo sempre mais elevado do que o normal (e nos settings nem aparece como app gastadora). Resolvi desinstalar o Tasker e a bateria ... voilà! De volta ao normal!

    Como se costuma dizer: se não está estragado não mexer, com uma semana de testes posso dizer que a app deve de alguma forma promover rotinas que não deixam o CPU entrar em total standby, e o consumo é mais elevado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tasker é uma autêntica caixa de pandora, e muitas vezes é acusado de ser culpado por algo que não depende dele mas sim de algo que alguém implementou de forma errado usando-o (tal como podemos ter apps mal feitas.)

      No meu caso, uso-o para várias coisas (como activar o modo silencioso à noite) e não teve qualquer impacto na autonomia. Mas lá está, depende muito dos scripts que se utilizarem e dos recursos a que se vai dar uso.

      Eliminar
    2. Para isso (e muito mais) existe o Llama. Poderoso em funções e insignificante em consumo, além de ser gratuito. No entanto é irresistível não fazer uma doação ao criador da app, seja pela utilidade da mesma, seja pelo forma humorada como vai continuamente (mas de forma discreta) pedinchando uma contribuição.

      Eliminar